Conceitos Matemáticos Inseridos na Educação da Primeira Infância: Diagonais que Perpassam o Desenvolvimento dos Pequenos Estudantes (página 4) Mais adiante está o quarto processo que chamamos de sequenciação. Ele é o ato de fazer suceder a cada elemento um outro sem considerar a ordem entre eles.
Divida a lousa em duas partes. Em uma das partes escreva GRANDE (inclusive com letras bem grandes) e na outra parte escreva pequeno (de maneira bem pequena mesmo). Peça para as crianças darem exemplos de objetos, animais e coisas que para elas são grandes e vá anotando na lousa na parte escrito GRANDE.
Acto ou efeito de dispor em sequência , de sequenciar (ex.: sequenciação de conteúdos).
Sequenciação textual Sequenciação textual é o que o autor faz para o texto progredir. Dentro dela, temos a sequenciação com recorrências, sequenciação sem recorrências, encadeamento e a progressão/continuidade tópica.
A Matemática nos anos iniciais é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores. Essa importância também é destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):
Peça para cada criança observar as setinhas que mostram o movimento correto da escrita dos números. Depois, peça para as crianças contornarem com lápis de cor os números, fazendo os movimentos na ordem que as setinhas estão mostrando. Vá fazendo com as crianças um numeral por vez.
Como jogar: Espalhe as cartas com os números virados para cima. Agora você e a criança precisam encontrar os pares. Quem achar o maior número de pares ganha o jogo. Aproveite para fazer a criança contar a quantidade de símbolos e mostre a ela a relação da quantidade com o número.
Pode-se ainda pedir a escrita por extenso dos números grafados com algarismos para que o aluno faça uma espécie de leitura (ou releitura) e, com isso, recupere os nomes e reinterprete a escrita anterior. Para o 1º ano, ela aconselha ditar números que tenham de centena a milhar.
Quando a criança acertar a quantidade peça que represente com os dedinhos e depois pedir para identificar no painel que contém os numerais. Pode Trabalhar uma semana com cada número.
Sugestões de Trabalho
Permita que as crianças elejam qual parlenda será lida primeiro. A partir das imagens, pergunte às crianças, se elas se lembram do que trata a parlenda. Possibilite que deem opiniões, dialogando com o grupo. Inclua todas elas nesses diálogos, inclusive as que, em vez de falar, gesticulam ou se movimentam.
Peça que tracem o número 2 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém dois elementos no grupo. Incentive as crianças a colorirem o número 2 ou utilizar materiais diversos como algodão, papéis picados, grãos, glitter, cola colorida, serragem, etc. para cobrir o número.
Memorizar músicas e histórias. Descrição de cenas, objetos, personagens. Jogos e brincadeiras que envolvam a linguagem oral e expressão da criança. Coordenação motora Formas geométricas.
'Como fazer o número 2 em um encontro romântico'
Deixe que treinem a grafia do número do 5 em caixas de areia ou utilizando massinha de modelar. Oriente as crianças para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que tracem o número 5 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém cinco elementos no grupo.
Bolinhas + rolos de papel com numeração: Escreva os numeros de 1-5 ou de 1-10 em rolos de papel higiênico e forneça a criança bolinhas para ela ir colocando dentro dos rolos de acordo com a quantidade descrita.
Aprendendo o número 7
Com giz de lousa ou fita crepe, faça o contorno do número 6 no chão. Peça para as crianças caminharem sobre o contorno do número andando com as mãos na cabeça, batendo palmas, etc. Você pode também solicitar que as crianças acompanhem o contorno do número utilizando algum brinquedo, por exemplo, um carrinho.
O sete (7, em algarismo arábico e VII em algarismo romano) é o número natural que segue o seis e precede o oito.
Números escritos por extenso (cardinais)
Trabalhe o conceito de números utilizando a idade dos alunos, o relógio, folhetos de supermercado, jornais, revistas, entre outros. Faça o sinal e a contagem dos números nos dedos, especificando o número 4. Peça para que as crianças repitam os movimentos. Apresente à turma a atividade proposta na ficha.
Números de 1 a 12
O número 4 representa segurança e estabilidade pois é a base da pirâmide, firme e estável. É um símbolo de racionalidade, ordem, organização e de tudo que é concreto. A estabilidade e segurança deste número traz também fidelidade e conservadorismo ao seus nativos.
O quatro (4) é o número natural que sucede o três e antecede o cinco.