As coníferas são um grupo de árvores e arbustos que produzem cones, os quais contêm suas sementes. ... Existem mais de 550 tipos de coníferas, sendo os mais conhecidos os cedros, os ciprestes, os abetos, os zimbros, os lariços, os pinheiros, as sequoias e os teixos.
As coníferas têm tanto importância ecológica quanto econômica. Nesse sentido, em especial no hemisfério norte, elas formam grandes florestas em áreas mais frias. ... Nas florestas de clima mais frio, essas árvores também são importantes por ajudarem no controle do carbono.
Ela ocorre principalmente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas também pode ser encontrada em São Paulo e Minas Gerais, além de algumas regiões no Paraguai e na Argentina.
As plantas gimnospermas chamam-se de coniferas porque durante o ciclo de crescimento exibem uma forma conica ou forma de um cone. Razao pela qual sao denominadas assim!
Gimnos não produzem frutos porque o fruto é o resultado do desenvolvimento do "ovário", e nas gimnos não há ainda ovários, apenas nas angios...
Assim como as briófitas, elas também dependem de água para reprodução. Diferentemente delas, as gimnospermas e angiospermas são plantas que não dependem da água para se reproduzir, pois isso acontece, como já conversamos, por polinização — seja pelo vento ou com a ajuda de pássaros e insetos.
As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois os frutos são dispersados pela água. As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois o gameta feminino precisa nadar em direção ao gameta masculino.
No processo de reprodução, os cones masculinos liberam esporos, também de grãos pólen, que se espalham através do movimento dos ventos até encontrarem os cones femininos, que produzem a oosfera, formando um zigoto. Assim, no interior da pinha são formados os pinhões, produtos dos óvulos fecundados.
Além dessas características marcantes, as gimnospermas são independentes da água para a reprodução. ... Após o processo de polinização, o grão de pólen germina e dá origem ao tubo polínico, que conduz os gametas masculinos até o arquegônio, não necessitando, portanto, de água.
Que estrutura tornou os vegetais superiores independentes da água, para a sua reprodução?