A identidade de gênero é uma questão de autopercepção e não se prende com fatores externos. Uma pessoa pode ser cis ou transgênero. Sendo trans, pode identificar-se dentro do gênero binário (homenidade ou mulheridade) ou possuir uma identidade não-binária.
Mesmo que uma pessoa não binario goste de se chamada de ela (exemplo) essa pessoa não é menina e mesmo que uma pessoa não binario goste de ser chamada de ele ele não é menino. Tanto para não binarios "ele", "ela" e/ou "elu" você deve falar menine. Em alguns casos para não empor gênero você deve usar pronomes neutros.
Linguagem Não-Binária ou Neutra é um conjunto de formas linguísticas para se comunicar de maneira a não demarcar gênero para pessoas. Essa forma de linguagem é extremamente importante para pessoas trans não-binárias. A linguagem não foi criada por uma pessoa só, mas por conjuntos de pessoas trans ao longo do tempo.
Gênero-fluido: Alguém cujo gênero muda de tempos em tempos. Este é um termo bastante brando, que cobre qualquer tipo de mudança de gênero. Homem não-binárie: Uma pessoa não-binária que acha que o conceito de masculinidade ou de ser homem útil para sua identidade.
Os pronomes neutros são uma forma de pronúncia de pronomes para pessoas que se identificam como não-binário. ❥ É necessário usar? Sim, pois a pessoa a qual você está se dirigindo pode se sentir ofendide caso você a chame por pronomes binários. Você pode chamar alguém de linda (o), mas a pessoa pode se sentir ofendide.
Os pronomes neutros mais usados
Semelhante aos pronomes e títulos, todos os rótulos que damos aos membros da família: mãe, pai, irmão, irmã, tia, tio são de gênero. Termos neutros quanto ao gênero, como cônjuge, podem ser substituídos ao discutir relacionamentos românticos, e irmãos, filhos e pais também são relações neutras.
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.