A mononucleose, também conhecida como doença do beijo, mononucleose infecciosa ou mono, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido através da saliva, que provoca sintomas como febre alta, dor e inflamação da garganta, placas esbranquiçadas na garganta e ínguas no pescoço.
A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Essa condição é chamada de doença do beijo porque é transmitida majoritariamente pelo contato direto com a saliva de um indivíduo que tenha a doença, além do contato com objetos dessa pessoa.
O que é o exame: coleta de sangue venoso para pesquisa de anticorpos heterófilos do tipo IgM, produzidos em resposta ao vírus Epstein-Barr. Para que serve: teste inicial diante da suspeita de mononucleose infecciosa ou outro quadro atribuído ao vírus Epstein-Barr.
O Epstein-Barr vírus (EBV) é um vírus que, normalmente, provoca uma doença leve a moderada. Esses testes detectam anticorpos contra o EBV no sangue e ajudam a estabelecer o diagnóstico de uma infecção por EBV.
A presença de anticorpos VCA IgM indica infecção primária recente, o surgimento de anticorpos VCA IgG indica passagem a fase aguda da doença, já com um período mais longo da data de infecção podendo desaparecer alguns meses após a remissão da doença e a presença de anticorpos EBNA aparecem de 6 a 8 semanas após a ...
O vírus Epstein-Barr (EBV) é o principal agente da mononucleose infecciosa (MI). Também tem sido relacionado com desordens mieloproliferativas e linfomas.
A infecção por citomegalovírus geralmente desaparece por si só sem tratamento dentro de 4-6 semanas. O vírus permanece no corpo e pode levar à reinfecção quando o sistema imunológico está enfraquecido.
Os principais sinais de infecção congênita por citomegalovírus são: bebê de tamanho e peso menores que o esperado para a duração da gestação, cabeça de tamanho menor que o esperado (microcefalia), fígado aumentado, manchas na pele, sonolência e surdez.
O tratamento para o Citomegalovírus na gravidez deve ser feito conforme a orientação do obstetra, sendo indicado o uso de medicamentos antivirais, como Aciclovir, por exemplo, ou injeção de imunoglobulinas, que tem como objetivo estimular o sistema imune e combater a infecção, evitando a transmissão para o bebê.
A infecção pelo citomegalovírus na gravidez pode ser prevenida por meio de algumas atitudes como:
Infelizmente não há como remover o citomegalovírus do organismo. No entanto, crianças e adultos com o vírus normalmente não precisam ser tratados. Para recém-nascidos e pessoas com a imunidade comprometida, porém, é possível tratar os sintomas da infecção pelo citomegalovírus, como a pneumonia.
Significa que teve uma infecção recente pelo citomegalovirus (CMV). Essas ínguas no pescoço, provavelmente são linfonodos. É possível que haja relação sim, mas os linfonodos cervicais após infecção por CMV costumam ser bilaterais.
(Congenital Cytomegalovirus Infection; Perinatal Cytomegalovirus Infection) O citomegalovírus é um vírus comum que normalmente causa pouco ou nenhum problema, mas que pode causar doença grave em bebês que são infectados antes ou na hora do nascimento. A infecção pelo citomegalovírus é causada por um vírus.