Se f é uma função descontínua em um ponto x=c do seu domínio, dizemos que: f tem descontinuidade de salto (1a. espécie) em x=c, se os limites laterais de f em c existem (são finitos) e são distintos.
Uma função é dita derivável (ou diferenciável) quando sua derivada existe em cada ponto do seu domínio. Segundo esta definição, a derivada de uma função de uma variável é definida como um processo de limite.
Esse diagrama representa uma função de A em B, onde cada elemento do conjunto A está associado apenas com um elemento do conjunto B. ... Podemos dizer então que o domínio, imagem e contradomínio dessa função é: D(f) = {-1, 0, 1, 2} ou o próprio conjunto A (D (f) = A).
Quando estudamos função em matemática é importante compreendermos o que é uma relação, pois função nada mais é que uma relação entre dois conjuntos. Isso não significa que toda relação seja uma função, para que uma determinada relação seja uma função é preciso seguir algumas regras.
O conjunto imagem da função é um subconjunto do contradomínio formado por todos os elementos correspondentes de algum elemento do domínio. Exemplo 1: Encontre a imagem da função f(x) = x² f: R → R: f(1) = 1² = 1, a imagem da função quando x é igual a 1 é 1.