1) As eras geológicas são compartimentações ou unidades cronológica da história terrestre, baseadas nos estágios de desenvolvimento da vida no globo terrestre. Elas servem para ver os acontecimentos.
O Terciário, que compreende o Paleógeno e o Neógeno, foi o período em que ocorreu o surgimento das altas montanhas, tais como os Andes. O surgimento dessas cadeias de montanhas fez com que ocorressem modificações no habitat de muitas espécies, afetando, assim, a distribuição de plantas e animais.
Período faz parte do Holoceno e engloba tudo que aconteceu nos últimos 4,2 mil anos. É oficial: a Terra está em um novo período geológico. Trata-se da era de Meghalaya, que começou há 4,2 mil anos.
A alternância das eras geológicas foi estabelecida através de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
Desde a origem da terra, idade estimada em cerca de 4,6 bilhões de anos, a mesma do sistema solar, calculada a partir do estudo de meteoritos, passaram-se quatro Eras. Da mais antiga a mais recente são: Pré-cambriana, Paleozóica, Mesozóica e a Cenozóica.
As eras geológicas são conjuntos temporais que dividem a história geológica da Terra. Essas unidades cronológicas servem para organizar o que foi acontecendo com a geografia do planeta e facilitar os estudos. Assim, entendemos as etapas dos fenômenos que aconteceram no tempo de vida do planeta: 4,6 bilhões de anos.
Explicação: As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta. As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.
Na escala de tempo geológico, o Fanerozoico (grego transliterado: phaneros significa "visível" e zoikos, "vida") é o éon geológico que abrange os últimos 542 milhões de anos.
O Éon Hadeano inicia-se com a formação da Terra há cerca de 4,6 bilhões de anos (Ba) atrás e termina há cerca de 4,0 Ba. O nome Hadeano foi cunhado em 1972 pelo geólogo Preston Cloud e deriva do grego hades, que significa “inferno”.
O planeta foi formado há cerca de 4,54 bilhões de anos (com incerteza de 1%), um processo que durou aproximadamente 10 a 20 milhões de anos. O primeiro Éon formalmente reconhecido na história da Terra é chamado Hadeano e durou cerca de 600 milhões de anos.
Éon Fanerozoico
Há de 50 milhões de anos atrás, a Terra não tinha Eras Glaciais regulares, mas, quando ocorriam, tendiam a ser colossais. Um resfriamento substancial ocorreu há cerca de 2,2 bilhões de anos, seguido de um ocorrido há 1 bilhão de anos ou mais de calor.
Durante os últimos milhões de anos houve várias eras glaciares, ocorrendo com frequências de 40 000 a 100 000 anos, entre as quais se destacam: Glaciação Donau - há cerca de 2 milhões de anos. Glaciação Günz - há cerca de 700 mil anos. Glaciação Mindel - há cerca de 500 mil anos.
Era do Gelo A Era Glacial tem como característica a cobertura de vastas extensões do planta com gelo. As Eras Glaciais são intercaladas por períodos denominados interglaciais, quando a temperatura da Terra está mais elevada. Hoje vivemos em um período interglacial em que 10% do planeta está coberto de gelo.
Durante uma glaciação, as temperaturas caem e o planeta passa por uma longa era do gelo. ... Glaciação é o nome dado ao período de resfriamento da Terra, em que densas camadas de gelo recobrem pequenas ou grandes porções de terras emersas e congelam os oceanos em determinadas regiões.