O diafragma tem formato de cúpula e separa as cavidades abdominal e torácica. Durante a respiração, ele é o principal músculo da inspiração.
Articulação do tornozelo
As Articulações do Membro Inferior. As articulações do membro inferior são basicamente articulações sinoviais. Sendo as mais importantes: articulação do quadril, articulação do joelho, articulação do tornozelo e as articulações do pé.
Em anatomia, chama-se tornozelo, tibio-társica à articulação entre a perna e o pé dos mamíferos e, em geral, de muitos vertebrados tetrápodes. O tornozelo é uma estrutura formada pela união de três ossos: tíbia, fíbula e tálus.
As articulações móveis apresentam uma estrutura mais completa. Suas extremidades articulares são amplas e revestidas por tecido cartilaginoso.
Articulações do Crânio
A mandíbula é o único osso que tem articulação móvel na face.
A articulação temporomandibular (ATM) é a única articulação móvel do crânio. É considerada a mais complexa do corpo humano, por duas razões: é a única que permite movimentos rotacionais e translacionais, devido à articulação dupla do côndilo. ... b) Articulação cartilaginosa. c) Articulação sinovial.
Verificado por especialistas. Olá! O único osso móvel do crânio chama-se mandíbula ou maxilar inferior. A importância desse osso está na articulação dos movimentos da nossa boca, possibilitando-nos a fala e a mastigação, que é um passo importante do nosso sistema digestório.
Dentre os ossos da face, o maior é a mandíbula, que é o único osso móvel presente na cabeça, e que nos permite o movimento de abrir e fechar a boca. O eixo corporal do nosso corpo é formado pelo nosso tronco, que é constituído pela coluna vertebral, costelas e esterno.
Os ossos do crânio estão ligados de forma que não permitem movimentos. É formado por articulações fixas ou suturas, caracterizando a sinartrose. Outro exemplo é a articulação entre as costelas e o osso esterno, a movimentação quase não ocorre.