Prolive pode ser ingerido diariamente, nas situações onde se necessita de um equilíbrio da flora intestinal.
9. Redução do Colesterol: Algumas pesquisas indicam que certos probióticos podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, contribuindo para a saúde cardiovascular.
A microbiota ou flora intestinal é composta por aproximadamente 100 trilhões de micro-organismos, que participam da digestão, da absorção e da síntese de vitaminas, afirma a bula de Prolive apresentada por seu fabricante.
A inclusão regular de probióticos na dieta pode ser uma estratégia valiosa para manter a saúde em dia. Contudo, é sempre aconselhável consultar um profissional da saúde antes de iniciar uma suplementação, para garantir que se escolha a cepa e a dose mais adequada para cada situação.
Pessoas com sensibilidade ao leite e às proteínas animais podem ter reações do tipo alérgica (coceiras, vermelhidão na pele). Podem ocorrer reações cardiovasculares, como: dor no peito ; reações gastrintestinais, como: gases , constipação e vômito ; reações respiratórias, como: soluços, produção anormal de muco; reações dermatológicas, como: rash (erupção) cutâneo. Não sabe se estas reações são atribuídas à terapia com lactobacilos ou ao uso concomitante com antibióticos .
1. Saúde Digestiva: Os probióticos facilitam a quebra de substâncias complexas, tornando a digestão mais eficiente. Isso pode ser particularmente útil para a digestão de fibras e lactose, por exemplo.
De qualquer forma, caso você perceba que engordou ou emagreceu durante o uso do produto, especialmente se a alteração no peso for significativa, consulte o médico para descobrir o que pode ter originado essa reação e receber indicações de soluções para revertê-lo. Lembrando que tanto o aumento quanto a perda de peso considerável podem representar problemas para a saúde.
O intestino humano é habitado por trilhões de bactérias, formando uma comunidade chamada microbiota intestinal. Essa comunidade é composta por uma diversidade de cepas bacterianas, cada uma desempenhando funções específicas, tais como:
Farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364) | Drogarias On Line Agência de Farmácias LTDA | Consulta Remédios | CNPJ/MF 08.434.085/0001-28 | Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 721. Mercês. Curitiba. Paraná. Brasil. CEP 80510-342.
Os probióticos estimulam a multiplicação de microorganismos benéficos nesse ecossistema, em detrimento à proliferação de micro-organismos potencialmente prejudiciais.
Como a pesquisa da Universidade de Milão não constatou evidências na melhora da eficácia dos probióticos tomados em jejum ou não e também não aprofundou em estudar sobre o horário em que devemos tomar – nós e os profissionais da saúde parceiros, continuamos as recomendações a seguir:
Uma atenção deve ser dada às mulheres que estão grávidas ou amamentando e querem fazer o uso do produto, portanto, fica aí a importância do acompanhamento médico, assim se pode garantir segurança para uso do composto.
Lactobacillus acidophilus (substância ativa) é restaurador e normalizador da flora intestinal fisiológica (bactérias presentes no intestino). Melhora o funcionamento intestinal, dificultando o desenvolvimento de flora bacteriana patogênica (que causa doenças).
A recomendação médica é de que se tome somente uma cápsula por dia, sendo assim um consumo diário. Além disso, o produto não é recomendado para pessoas que possuem muita sensibilidade aos compostos constituídos de lactose no produto. Por isso fica a recomendação de sempre procurar por um especialista antes de utilizar o composto, nunca faça por conta própria.
Como tomar Probióticos: 3) Não beber bebidas quentes em seguida, como chás, leite ou café. Justificativa: as bebidas quentes podem matar os lactobacilos, que são seres que frágeis no contato com o calor e assim a colonização das bactérias boas não será bem sucedida;
[…] de cliente] Tratamento BIOintestil ou Pool de Lactobacilos? Qual a melhor forma de tomar os probióticos em jejum ou depois das refeições? Probióticos – O que são, o que fazem por nós e onde […]
Os resultados do estudo foram bem recebidos pelo Comitê Científico da Associação Internacional de Probióticos (em inglês International Probiotics Association – IPA), que comunicou que pela primeira vez foi conduzido um estudo que abordasse a questão do horário do consumo de probióticos. “Curiosamente, muitos indivíduos que participaram do estudo e receberam a suplementação de probióticos em jejum, tinham níveis detectáveis das cepas probióticas ainda estavam excretando níveis detectáveis um mês depois de pararem de consumi-los, indicando que a colonização foi satisfatória”, acrescentaram os especialistas científicos do comitê.
Veja também: CoreBiome® – Pós-biótico para restauração do intestino
Eles também ajudam a prevenir alergias e o eczema, são eficazes contra úlceras e inflamações no intestino e podem ser utilizados no tratamento de quadros de diarreia e no combate à cistite, que é a infecção urinária que afeta a bexiga. São benefícios adicionais que podem fazer a diferença para a sua saúde.
Enquanto os probióticos são as próprias bactérias benéficas, os prebióticos são compostos alimentares que nutrem e promovem o crescimento dessas bactérias no intestino. Pode-se dizer que os prebióticos são o “alimento” dos probióticos.
A bula também afirma que a suplementar a alimentação com probióticos colabora com o equilíbrio da microbiota intestinal.
Farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364) | Drogarias On Line Agência de Farmácias LTDA | Consulta Remédios | CNPJ/MF 08.434.085/0001-28 | Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 721. Mercês. Curitiba. Paraná. Brasil. CEP 80510-342.