As doenças mieloproliferativas têm origem na medula óssea e acontecem quando as células-tronco maduras (adultas) sofrem mutações e passam a se proliferar descontroladamente. Isso faz com que as células doentes ocupem o lugar das saudáveis, causando mielofibrose, policitemia vera (PV) ou trombocitemia essencial (TE).
Quais são os sintomas da Mielofibrose?
A trombocitemia essencial (TE) é uma neoplasia mieloproliferativa caracterizado por aumento da contagem das plaquetas, hiperplasia megacariocítica e tendência hemorrágica ou trombótica. Sinais e sintomas podem incluir fraqueza, dores de cabeça, parestesias, sangramento e eritromelalgia com isquemia dos dedos.
A mielofibrose é o excesso de fibrose na medula óssea, frequentemente com perda das células hematopoiéticas e consequente hematopoiese extramedular. A mielofibrose costuma ser primária, mas pode ser secundária a algumas doenças hematológicas, malignas e não malignas, como policitemia vera e trombocitose essencial.
Mielofibrose é Câncer? Sim, a mielofibrose é um tipo de câncer que pertence ao grupo de “doenças mieloproliferativas crônicas”, podendo ser classificada como primária, ou seja, sem causa conhecida, ou secundária, quando advém de trombocitemia essencial (TE) ou da policitemia vera (PV).
Entre os tratamentos para a mielofibrose disponíveis estão:
Em alguns casos pode ser necessário fazer uso de antibióticos, quando se trata de uma infecção ou quando há risco de infecção, além de quimio ou radioterapia no caso da dor ser devido a algum tipo de câncer. Em situações mais graves, o médico pode recomendar a remoção do baço, que é conhecida como esplenectomia.
O tratamento do baço aumentado consiste em tratar, em primeiro lugar, a causa que está na sua origem, que pode consistir na administração de antibióticos, suspensão de certos medicamentos ou substâncias tóxicas e outros tratamentos mais complexos, como o de câncer ou doenças auto-imunes.
Em geral, o baço aumentado pode ser uma consequência de: Infecções virais, como mononucleose. Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária.
A esplenectomia é a cirurgia para a retirada total ou de uma parte do baço, que é um órgão localizado na cavidade abdominal e que é responsável por produzir, armazenar e eliminar algumas substâncias do sangue, além de produzir anticorpos e manter o equilíbrio do corpo, evitando infecções.
O baço aumentado (doente) é um dos principais sintomas da doença.
Grandes quantidades de café (seis a oito xícaras por dia) secam os líquidos e danificam o Yin do Rim com o tempo. Fortalecer e enriquecer o o Yin do Rim e aquecer o Yang do Rim com alimentos adequados complementa todo o Yin e o Yang do corpo.
O elemento Terra é Yin, nutrindo o centro, o equilíbrio interno, a estabilidade e o centro interno....Alimentos do elemento Terra
A deficiência de Qi no Baço-Pâncreas se apresenta como lábios pálidos e rachados e boca continuamente aberta. Uma forte preferência por sabores doces também indica desarmonia no Baço-Pâncreas. O Qi do Baço-Pâncreas saudável produz Sangue suficiente e permite que ele circule pelo corpo e permaneça em seus vasos.
Uma das bases filosóficas da medicina chinesa prevê que os fenômenos do universo são produtos do movimento e da mutação dos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água.
A Fitoterapia, por exemplo, é uma terapia chinesa que apresenta uma série de ervas capazes de detoxificar as toxinas do fígado e mantê-lo limpo para que ele execute melhor o grande trabalho de filtrar o sangue.
Com essa síndrome, todos os alimentos aquecidos precisam ser evitados. Os sintomas geralmente aparecem de repente, e a acupuntura imediata pode ajudar a gerenciá-los. Combinado com a fitoterapia, o tratamento a longo prazo pode alcançar bons resultados.
Como desintoxicar o fígado