O relatório de estágio de observação e de regência de Língua Portuguesa que tem como objetivo instruir o acadêmico no exercício da docência, assim como refletir sobre as ações futuras como professora de Língua Portuguesa.
O estágio de regência refere-se à realização de uma ou mais aulas ministradas pelo próprio estagiário na sala em que realiza o estágio. Neste sentido, essa regência deve ser preparada, acompanhada e avaliada pelo professor responsável pela sala de aula.
Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Portanto, é justamente o conhecimento da preposição o que há de mais importante na regência nominal.
Gramática. A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). Quando um termo influencia outro em uma sentença, dizemos que se trata de um termo determinante.
Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado.
Indique onde há erro de regência nominal: a-ele é muito apegado em bens materiais. b-estamos fartos de tantas promessas. c-ela era suspeita de ter assaltado a loja. d-ele era intransigente nesse ponto do regulamento.
Letra d. Diante do apresentado acima, sabe-se que a seguinte frase apresenta erro na regência nominal: " Ele revela muita inclinação com as artes". ... Sendo assim, o adequado seria: "Ele revela muita inclinação para as artes", porque quem tem inclinação, direciona-se para algo, ou alguma coisa, e não "com" algo.
Erros de regência verbal Deixar de usar preposição exigida pelo verbo: O livro que você se referiu é ótimo! (O livro a que você se referiu…) Procuro obedecer os mandamentos divinos.
Está perfeita a regência verbal na alternativa: a)O professor procedeu a chamada. b)Sua permanência implicará grande prejuízo a todos. c)Devemos obedecer o regulamento. d)Irei na sua casa logo mais.
2) Em qual das sentenças abaixo, a regência verbal está em DESACORDO com a norma-padrão: ( ) Esqueci-me dos livros hoje. ( ) Sempre devemos aspirar a coisas boas. ( ) Sinto que o livro não agradou aos alunos. ( ) Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza.
A frase em que o verbo apresenta a mesma regência de “sonhei” é: A menina conversou com sua melhor amiga. Explicação: Na frase "sonhei com você", o verbo "sonhei" é transitivo indireto, pois seu complemento ("com você") está iniciado por preposição.
Há erro de regência verbal em: e) Lembro-me que tais eram as suas palavras. Quando os verbos "lembrar" e "esquecer" forem pronominais, ou seja, estiverem acompanhados de pronomes oblíquos, são verbos transitivos indiretos. Isso quer dizer que o complemento desses verbos devem ser introduzidos por preposição.
Resposta. regência verbal é a relação sintática de dependência que se estabelece entre o verbo — termo regente — e o seu complemento — termo regido. A regência determina se uma preposição é necessária para ligar o verbo a seu complemento.
Então, para não marcar bobeira na redação do Enem ou do vestibular, chegou a hora de retomar esse conteúdo. A maioria dos verbos da língua portuguesa apresenta apenas uma transitividade, ou seja, uma única regência. Há, porém, os que apresentam múltipla regência.
Professores de dupla regência são aqueles que, com uma matrícula, passam a receber salários como se tivessem duas para preencher faltas na rede. ... Podem trabalhar com duplas regências professores com uma matrícula, que trabalham apenas no turno parcial e podem fazer horário integral, caso queiram.