Como a pitiríase versicolor é uma infecção fúngica superficial, costuma responder bem ao uso tópico de loções à base de sulfeto de selênio nas áreas atingidas num período que varia entre 7 e 14 dias. A aplicação deve ser repetida depois semanalmente durante um mês para evitar recidivas.
Para tratar a pitiríase versicolor deve-se passar pomadas antifúngicas no local afetado e, por isso, o melhor é consultar um dermatologista para saber qual a melhor opção....Como é feito o tratamento e melhores Pomadas
Padrão não-específico de reação consistindo de placas de escamação tipo asbesto, firmemente aderentes ao couro cabeludo e cabelo. Geralmente vista em crianças e adolescentes.
Não é considerada uma doença transmissível. Sua duração usual é de 6-8 semanas, e raramente pode durar 3-6 meses. Pode regredir com alterações da cor da pele que são reversíveis.
Para diferenciar as duas doenças, a dermatologista esclarece que a dermatite coça muito e faz a pele ficar vermelha e irritada, por vezes desenvolvendo placas características. Já no caso da psoríase, além dos sintomas semelhantes, a pele, além de coçar, também fica com uma sensação de que "está queimando".
Em geral, quando a lesão se localiza na orla do couro cabeludo, costuma ser psoríase. Quando é mais difusa e se espalha por todo o couro cabeludo, apresentando uma descamação mais fina (que se chama furfurácea), um pouco mais de oleosidade e vermelhidão menos intensa costuma ser dermatite seborreica.
Sintomas de Psoríase
Pacientes com psoríase apresentam maior risco de também terem doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, doenças malignas, principalmente linfomas (leia: LINFOMA HODGKIN | LINFOMA NÃO HODGKIN | Sintomas e prognóstico) e doença inflamatória intestinal (leia: DOENÇA DE CROHN | RETOCOLITE ULCERATIVA | Sintomas e ...
6 dicas para evitar uma crise de psoríase: saiba como prevenir a doença de pele (infográfico)
Pessoas com doenças como diabetes, câncer, hepatite C, DPOC (doença pulmonar), mal de Alzheimer, psoríase, entre outras têm o direito garantido por lei a medicamentos gratuitos. O paciente recebe o medicamento de forma rápida, segura e eficaz, de maneira mensal e ininterrupta.
Pacientes portadores de doenças crônicas como HIV, cardiopatia grave, doença de Parkinson, esclerose múltipla e doenças de pele como a psoríase têm direito a pleitear benefícios previdenciários e fiscais que por vezes são desconhecidos.
“Fumar cigarros é um fator desencadeante, que influencia negativamente a qualidade de vida dos pacientes que convivem com psoríase. Como o tratamento é centrado no controle dos sintomas e na prevenção de infecções, tais hábitos podem desequilibrar o sistema imunológico do paciente e desencadear crises”, afirma Dra.