Os insetos sociais organizam-se em sociedade, ou seja, existe uma divisão de classes. Uma das divisões mais conhecidas desses insetos são as abelhas.
Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns representantes são muitos conhecidos, tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.
Os insetos fazem parte da maior classe do Filo Artropoda. São animais invertebrados que possuem características bem particulares. Eles se diferenciam bastante entre si, por isso são divididos em classes. Os insetos fazem parte do Filo Artropoda, e compõem uma das maiores classes de animais invertebrados.
TAXONOMIA, NOMENCLATURA E IDENTIFICAÇÃO DE INSETOS Sistemática é o termo que define o estudo científico das classes, diversidade dos organismos e suas inter-relações.
Exoesqueleto. Os insetos são do filo Arthropoda e não possuem esqueleto interno (não tem ossos dentro do corpo). Têm o corpo revestido de uma substância dura, chamada quitina, que forma um esqueleto externo (exoesqueleto), como o da foto - exoesqueleto abandonado de um Louva-a-Deus.
Coloque os insetos de corpo mole (como pulgões, traças, pulgas) em um recipiente com álcool 70. Os animais mergulhados em álcool 70 devem ser conservados dentro do próprio frasco. Para evitar que o animal endureça, a montagem deve ser feita logo após a morte do inseto.
A maioria dos insetos tem reprodução sexuada e por oviparidade, isto é, com postura de ovos diretamente no ambiente. ... A produção de dois ou mais embriões em um único ovo também pode ocorrer, ainda que raramente, sendo chamado de poliembrionia. Situações de hermafroditismo são ainda mais raras (GALLO, 2002).
Resposta
Podemos classificar o desenvolvimento dos animais em direto e indireto. Nesse último caso, está relacionado aos processos de metamorfose. No nascimento, alguns organismos são bem diferentes de um organismo adulto da mesma espécie.
O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).
As baratas em desenvolvimento dentro do corpo se alimentam das gemas dos ovos, assim como fariam se os ovos estivessem fora do corpo. Uma espécie é vivípara – suas crias se desenvolvem em um fluido dentro do útero da mãe, assim como fazem muitos mamíferos. As espécies ovovivíparas e vivíparas geram crias vivas.
Resposta: Explicação: A evolução mais notoria dos artropodes é a presença de um exoesqueleto quitinoso, segmentação, sistema circulatório aberto com hemocele e membros articulados que facilitam sua locomoção.