O fato social normal ocorre quando todos os elementos da sociedade funcionam plenamente, como devem funcionar, os fatos estão plenamente estabelecidos, estão coesão. ... O fato social patológico ocorre quando os fatos socias estão "falhando" nas suas punições, quando não se consegue controlar.
Durkheim aponta a definição dos fatos sociais os normais ou patológicos de uma maneira genérica e que pode se adequar a todos os tipos de sociedade. ... Fato social patológico → São acontecimentos excepcionais, excêntricos, que atinge somente uma minoria, geralmente duram um determinado período de tempo.
A anomia é um conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Émile Durkheim para explicar a forma com a qual a sociedade cria momentos de interrupção das regras que regem os indivíduos. O termo deriva da palavra grega nomos, que significa “norma”, “regra” e precedida pelo prefixo de negação a- (“não”).
A anomia surge quando as normas de conduta estabelecidas como regras pela sociedade para se alcançar metas sociais não estão devidamente integradas nestas. A anomia ocorre pois quando os indivíduos se sentem incitados a violar as normas para poder alcançar as metas.
A teoria da anomia de Merton explica por que os membros das classes menos favorecidas cometem a maioria das infrações penais, e crimes de motivação política (terrorismos, saques, ocupações) que decorrem de uma conduta rebelde, bem como comportamentos de evasão como o alcoolismo e a toxicodependência.
Já a solidariedade orgânica é aquela que resulta de uma alta divisão social do trabalho (DST), na qual o grande número de especialistas faz com que haja uma interdependência social, ou seja, é a diferença entre os indivíduos que faz com que haja o vínculo social.