A imagem mostra a Terra e a Lua, a uma distância de mais de 9 milhões de km.
A distância média entre a Terra e a Lua é 384.
Mas cabe mais entre a Lua e a Terra do que conta nossa astronomia, caro cabeceirense, morador do único município mineiro que faz divisa com o Distrito Federal. Considerando somente os planetas, caberiam todos, de Mercúrio a Netuno entre a Terra e a Lua —só que precisaríamos deixar os anéis de Saturno de fora.
Resposta. Resposta: Lua, com inicial maiúscula, é substantivo próprio, o nome do nosso único satélite natural. ... lua, com letra minúscula, é a lua de outros planetas, que recebem outros nomes.
O Sol é uma estrela que tem 1 392 700 Km, ou seja, é 109 mil vezes maior do que a Terra. A Terra tem 12 742 km, o que quer dizer que dentro do Sol seria possível colocar 1,3 milhões de planetas Terra. ... O Sol contém quase que a totalidade da massa do sistema solar, cerca de 99,8%.
1,62 m/s²
Isto é, quanto menor a massa de um corpo, menor a força de atração, também chamada força de gravidade. E, quanto maior a distância entre dois corpos, menor a força de atração. Como a Lua tem cerca de 1/49 da massa da Terra, terá gravidade menor.
Sim, no espaço, os objetos ainda apresentam peso. O termo gravidade zero não significa a falta da ação da gravidade. Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra.
Em um certo ponto, nosso planeta se torna um forno de convecção, e a vida fora de oceanos e que não está soterrada abaixo do solo seria assada. Esse é um jeito ruim de morrer. Como as marés seriam impactadas se a Lua explodisse? Falando semi-literalmente, as marés seriam mandadas para um outro mundo.
Resposta na lata: tudo sairia voando!' É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera', afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.
Agora, se o núcleo terrestre esfriasse, aconteceriam mudanças importantes. Acabariam os movimentos tectônicos, pois o centro da Terra se solidificaria e as massas continentais não teriam por onde deslizar, e com eles terremotos e furacões terminariam.
"A radioatividade, ou seja, a emissão espontânea de partículas radioativas pela desintegração de isótopos que existem em minerais e rochas do interior da Terra, também explica o calor no interior do planeta", afirma Alexandre Uhlein, professor e pesquisador do departamento de geologia da Universidade Federal de Minas ...
O ponto de fusão do ferro aumenta à medida que aumenta a pressão. Ao redor desse núcleo interno se encontra o núcleo externo, uma capa de 2 mil quilômetros de espessura composta por ferro, níquel e pequenas quantidades de outros metais em estado líquido, na qual a pressão é mais baixa e o metal está fundido.
O núcleo terrestre é a camada interna da Terra com os maiores níveis de pressão e temperatura. ... O núcleo externo é líquido, com uma fluidez muito maior que a do manto, em razão das temperaturas que se aproximam dos 3000ºC. Sua extensão vai de 2900 km até os 5150 km.
Os cientistas consideram que o núcleo, o qual começa numa profundidade de cerca de 2.
Núcleo - é a parte central do planeta. É formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes: Núcleo externo: Líquido – de 2900 a 5151 km.
“O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro da Terra é muito alta para a fundição do ferro, mesmo essa região tendo 6 mil graus Celsius. A temperatura que faz um material se fundir é elevada com o aumento da pressão”, ensina Ideval.
É composto, principalmente, pelos metais ferro e níquel. Por isso, o núcleo também pode ser chamado de nife, devido a presença destes dois elementos químicos. ... Segundo os cientistas, a temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o ferro pode ser levado ao estado líquido.
A maior parte da estrutura da Terra não se encontra na forma sólida em função do elevado calor interno. As únicas camadas com essa característica são a crosta (por apresentar temperaturas baixas que permitem a solidificação das rochas) e o núcleo interno (que, em função da elevada pressão, permanece rígido).
As camadas da Terra são a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essas três camadas formam a composição do planeta Terra e possuem características distintas entre si.