Tabela trigonométrica de 100° até 360°
O cateto que não é um dos lados do ângulo é o cateto oposto. O outro é o cateto adjacente. A imagem a seguir mostra um exemplo de um triângulo retângulo com seus elementos. O cateto oposto ao ângulo α é o lado AB, o cateto adjacente é o lado AC e a hipotenusa é o lado BC.
De acordo com o teorema de Pitágoras, toda hipotenusa é constituída pela soma dos quadrados de cada cateto. Sendo assim, a fórmula mais conhecida para o cálculo da hipotenusa é a seguinte: a² + b² = c²
A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto. Ela é o maior lado do triângulo retângulo. Os outros dois lados são chamados cateto oposto e cateto adjacente.
Chamamos de hipotenusa o maior lado do triângulo retângulo, que fica oposto ao ângulo reto, e os demais lados são conhecidos como catetos. O teorema de Pitágoras diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.
Eles são chamados de hipotenusa e catetos. O maior lado do triângulo é a hipotenusa (oposto ao ângulo de referência). Já os catetos formam o ângulo reto e são classificados de oposto e adjacente.