O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado.
Descrição dos participantes e dos casos estudados. Descrição do passo a passo da execução do estudo de caso. Analise e interpretação dos aspectos observados. Avaliação a respeito da validade dos resultados.
O estudo de caso é um instrumento usado por universidades de todo o mundo em atividades de formação continuada. Ele se baseia em experiências reais e têm como objetivo provocar educadores, gestores e demais atores da comunidade escolar a refletir e a se colocar em situações que envolvem tomada de decisões.
Para desenvolver uma pesquisa utilizando o método do estudo de caso é preciso cumprir cinco etapas: delineamento da pesquisa; desenho da pesquisa; preparação e coleta dos dados; análise dos casos e entre os casos; e elaboração dos relatórios (figura 1).
Os passos para fazer seu estudo de caso no TCC
Então vamos lá passar os casos clínicos: A primeira frase deve ser: Nome do paciente, idade, gênero, procedência e sua queixa principal. Aqui também deve entrar características que mudam completamente o quadro, como, por exemplo, ser Portador de HIV ou transplantado.
Entenda a seguir cada uma delas.
quadro clínico [ Medicina ] Conjunto dos sintomas que um paciente apresenta.
Inicialmente, identificam-se as síndromes que acometem o paciente. Em seguida, os sítios anatômicos relacionados com a patologia apresentada. E, por fim, o se estabelece um diagnóstico etiológico que permitirá a definição de uma conduta terapêutica específica para o caso.
Relação minuciosa e detalhada de todos os elementos, conhecimentos e dados pessoais e familiares, passados e atuais, relativos a determinado doente, e que tem por finalidade a avaliação da situação e a formulação das hipóteses diagnósticas sobre a doença atual.
História da doença atual (HDA): registro da doença, sintomas, quando começou, se a doença evoluiu. História médica pregressa ou História patológica pregressa (HMP ou HPP): Adquire-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atual.
Para a Queixa Principal (QP) use perguntas como: “o que trouxe o senhor/a senhora até aqui?”; “como posso te ajudar?”, “Conte-me o que está acontecendo?” e coloque o relato do paciente entre aspas.
Fases de interrogatório da anamnese