Metabolismo Basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992 ). Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física.
Tem mais depois da publicidade ;) As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia.
O metabolismo energético compreende o conjunto de reações que envolvem trocas energéticas no organismo; A produção de energia é responsável pela liberação de calor e produção de ATP; O metabolismo basal é a quantidade de energia que o organismo necessita para realizar as mais diversas funções.
A Taxa Metabólica Basal (TMB) é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.
Para os homens, podemos usar a fórmula: TMB = 66 + (13,8 x peso em kg.) + (5 x altura em cm) - (6,8 x idade em anos). Para as mulheres, usa-se a fórmula: TMB = 655 + (9,6 x peso em kg.) + (1,8 x altura em cm) - (4,7 x idade em anos).
Ou seja, se você sabe que seu metabolismo basal é de 1.
Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento e, de forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo.
HORMÔNIOS TIREOIDIANOS E SISTEMA CARDIOVASCULAR Conforme descrito na literatura clássica de fisiologia humana4, os hormônios tireoidianos, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), atuam produzindo elevação geral do metabolismo basal do organismo humano.
Resposta. Significa que essa pessoa precisa ingerir diariamente 1800 calorias para manter suas funções vitais.
Depois é só ir apertando os botões: Weight/BMI (peso e IMC), Body fat/Muscle (porcentagem de gordura e de músculos), RM kcal/Body age (metabolismo basal e idade corporal) e visceral fat (nível de gordura visceral).
O gasto calórico basal é a quantidade de energia que o organismo gasta mesmo estando descansando ou dormindo. Aqui você fica sabendo a quantidade mínima de calorias que deve ingerir por dia para satisfazer as necessidades do corpo.
Basta multiplicar: velocidade (em km/h) x peso (kg) x 0,0175. Um indivíduo de 78 kg, por exemplo, correndo a uma velocidade de 8 km/h, gasta 10,92 calorias por minuto (8 x 78 x 0,0175).