O que é doação autóloga? Este tipo de doação consiste em coletar, antes de uma cirurgia, o sangue do paciente que vai ser operado. O sangue coletado fica armazenado no HEMORIO até a véspera da operação quando, então, um funcionário do hospital onde será feita a cirurgia retira a(s) bolsa(s) de sangue no HEMORIO.
Você pode doar parte do seu sangue por um processo diferente chamado aférese. Na aférese, através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento o qual irá separar parte das hemácias ou das plaquetas para doação.
A reserva tem como finalidade garantir no estoque do Hospital Unimed JP a quantidade de sangue necessária para possíveis transfusões durante as cirurgias. Além disso, fazer a reserva possibilita a realização de testes de prova cruzada para analisar se o sangue do banco é compatível com o tipo do receptor.
Isto acontece porque durante o processo de retirada do sangue o nosso corpo é obrigado a repor as células vermelhas do organismo. E, por incrível que pareça, isso tudo ajuda na diminuição dos riscos de entupimento das artérias do coração e do cérebro.
A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.
7 melhores alimentos para curar a anemia
A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).