A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. ... “Desde o nascimento nos encontramos envoltos por valores herdados, porque o mundo cultural é um sistema de significado estabelecido por outros (...)
É um conjunto de valores morais e princípios que regem a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja o equilíbrio e o bom funcionamento social, visando uma sociedade igualitária, produtiva e mais saudável. ... Neste sentido, a ética está relacionada com o sentimento de justiça social.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos. Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Simplificando: É ser honesto, solidário e justo.
Um princípio ético é o ponto de partida para avaliação e reflexão sobre o vida moral. O ser Ético é o ser que age de acordo com a moral, isto é, com a verdade estabelecida em um código. Respeito, honestidade, não violência e responsabilidade no agir são alguns princípios éticos que regem a nossa vida moral.
A Carta da Terra é uma inspiração para a busca de uma sociedade em que todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e igualdade. Assim, ela preza pelo bem-estar mundial ao tratar de temas éticos de suma importância para todos os cidadãos do século XXI.
Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível. Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período.
Kant e Voltaire são os defensores de uma ética enraizada na natureza humana. Kant propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princípios universais, conhecido como princípio categórico (obrigação – não dependente de quaisquer desejos da pessoa).
No entendimento de Celso Antônio Pachêco Fiorillo[11] os princípios do Direito Ambiental são os seguintes: desenvolvimento sustentável, poluidor pagador, prevenção, participação (de acordo com o autor, a informação e a educação ambiental fazem parte deste princípio) e ubiquidade.
Os princípios do direito ambiental possuem a função de ordenar a construção normativa ambiental internacional, nacional e regional. Foram elaborados para dar legitimidade jurídica aos Estados a criarem políticas públicas voltadas à proteção ambiental.
Princípios norteadores do direito ambiental (resumo)
Princípios do Direito Ambiental
O Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 é baseado em cinco princípios básicos: política ambiental, planejamento, implementação e atividades, controle e revisão gerencial.