EQST

Qual A Diferença Entre Bncc E Currculo?

Qual a diferença entre Bncc e currículo?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BNCC E CURRÍCULO? A BNCC é uma referência obrigatória mas não é o currículo. A Base estabelece os objetivos que se espera alcançar e o currículo define como alcançar os objetivos.

O que a Bncc fala sobre currículo?

É um documento para todas as escolas, sem exceção. Já o currículo é definido por cada instituição de ensino e, além dos elementos da Base, devem conter metodologias e abordagens pedagógicas adotadas pela escola. Também devem estar presentes nos currículos todas as especificidades locais e diferenciais das instituições.

Porque a Bncc não é um currículo?

A BNCC não é um currículo pronto, com normativas exclusivas. Ela funciona como uma orientação aos objetivos de aprendizagem de cada etapa da formação escolar, sem ignorar as particularidades de cada escola no que diz respeito à metodologia e aos aspectos sociais e regionais.

O que é a Bncc e qual sua importância?

A BNCC é um documento que define os conteúdos mínimos a serem trabalhados na formação básica dos alunos. O intuito é promover e garantir e pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes. ... As escolas devem utilizar o documento para nortear a construção dos currículos das redes escolares nacionais.

Qual a importância da BNCC para o professor?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Quais os princípios da Bncc?

Igualdade, Diversidade e Equidade A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.

Qual a perspectiva pedagógica que fundamenta a Bncc?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamenta sua concepção pedagógica no desenvolvimento de Competências e Habilidades. Este conceito não é estranho à educação nacional, uma vez que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.

Quais os marcos legais da Bncc?

A proposta teve como pressupostos legais a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação 2014/2024, a Lei da Reforma do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino Médio.

Qual o conceito de competência abordado na Bncc?

Passaremos agora a comentar o conceito de competências assumido pela BNCC: mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Quais as dimensões contempladas na definição de competência adotada pela Bncc?

São essas as três dimensões da competência: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes/Comportamentos.

O que é competência específica do componente?

Diferentemente das Competências Gerais, que são globais quanto ao seu alcance, as Competências Específicas do Componente Curricular articulam-se mais diretamente às Habilidades e Objetos de Conhecimentos daquele componente.

O que é competência específica no plano de aula?

As competências específicas do componente curricular, relacionam-se, mais diretamente, ao conjunto de habilidades e objetos de conhecimento propostos para um componente específico.

O que colocar na competência profissional?

  1. Proatividade. A proatividade é dessas características que jamais podem faltar a um profissional. ...
  2. Boa comunicação. ...
  3. Flexibilidade. ...
  4. Liderança. ...
  5. Experiência como freelancer. ...
  6. Autoconfiança. ...
  7. Capacidade de análise. ...
  8. Espírito de equipe.