A Teologia da Libertação é uma corrente teológica cristã nascida na América Latina, depois do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín, que parte da premissa de que o Evangelho exige a opção preferencial pelos pobres e especifica que a teologia, para concretizar essa opção, deve usar também as ciências humanas ...
A Teologia da Libertação nasceu na Igreja Católica como resposta à contradição existente na América Latina entre a pobreza extrema e à fé cristã de maioria de sua popula- ção. Para a T.d.L esta situação de pobreza fere o espírito do Evangelho, ofendendo a Deus.
Teologia da prosperidade (também conhecida como Evangelho da prosperidade) é uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel.
As raízes da Teologia da Prosperidade surgem nos Estados Unidos durante o século XIX, tendo como berço o puritanismo. A consequência da fé estaria intimamente relacionada à doação financeira, a partir dessa doação o indivíduo estaria diante da germinação da sua própria prosperidade.
A terceira igreja de grande destaque dentre as que se utilizam da Teologia da Prosperidade no Brasil é a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD).
O pastor brasileiro acredita que um dos meios mais eficazes de ―subir na vida‖ seria através da crença na confissão positiva, que consiste em uma espécie de poder mágico que alteraria a realidade concreta do indivíduo apenas pelo poder da ―fé‖ e da ―palavra declarada‖.
Com um passivo desse tamanho, a igreja de Santiago deve mais que o dobro do que a Associação Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia, cuja dívida é de 35,7 milhões de reais.