Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido literal, dicionarizado. A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado.
Denotativo: sentido real da palavra, quando ela é empregada em seu sentido comum, aquele que se encontra no dicionário. ... Conotativo: sentido figurado da palavra, quando ela é empregada num sentido diferente do que lhe é comum. Ex: Ela ficou uma fera.
Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto, ou seja, é o sentido comum que costumamos dar à palavra. Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo.
Do latim litterālis, literal é algo que está em conformidade com a letra de um texto e o sentido próprio e exacto das palavras usadas no mesmo. Ou seja, não se tem em conta o sentido figurado ou sugerido.
Em outras palavras, podemos conceituar hermenêutica como sendo o conjunto de teorias voltadas para a interpretação de algo, não somente um texto escrito, mas de tudo o qual se possa atribuir significado e sentido. Compreende-se, portanto, que hermenêutica é a ciência para a aplicação da interpretação.