A Literatura de Catequese, também chamada de Literatura dos Jesuítas, representou uma categoria de textos elaborados durante o movimento literário quinhentista. ... Eles eram membros religiosos da “Companhia de Jesus” enviados durante o período colonial com o intuito principal de catequizar os índios.
Sobre o Quinhentismo, não se pode afirmar que * a) o europeu estava preocupado com as conquistas material e espiritual, do que resultou a literatura informativa e a dos jesuítas. b) foi uma literatura relacionada ao Brasil, refletindo visão de mundo, ambições e intenções do homem europeu.
Os principais autores do Quinhentismo são:
A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa. ... – É lícito dizer que a literatura brasileira nasceu marcada: A) pela cultura clássica greco-romana.
Características da Literatura Informativa Estilo descritivo, com intenção de suprir as necessidades dos europeus que se encontravam além-mar. Louvor e exaltação extrema a terra recém-descoberta. Destaque para as belezas naturais e riquezas presentes na terra.
As primeiras manifestações literárias em terras brasileiras ocorreram no período do Brasil-Colônia. Destacam-se como tais, um conjunto de obras portuguesas ocorridas a partir do século XVI, manifestadas por meio dos escritos produzidos pelos viajantes, no intento de relatar as descobertas marítimas e terrestres.
Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);
Trovadorismo: é considerado como os primórdios da literatura portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. ... Na literatura, a prosa historiográfica, o teatro e a poesia palaciana foram consolidados, tendo como principais representantes os escritores Gil Vicente e Fernão Lopes.
As primeiras manifestações literárias no Brasil surgiu em 1500 , o quinhentismo , eram " obras informativas " serviam apenas para informar ao Rei de Portugal ou aos outros navegantes e exploradores onde possuíam riquezas . ... Depois temos a literatura dos jesuítas que era uma literatura de evangelização .
A escrita foi introduzida há muito tempo atrás pelos Sumérios, povos que habitavam na Mesopotâmia. Ela surgiu por uma necessidade de organização social comandada pelo Estado, como por exemplo, a cobrança de impostos, a criação das leis e dos códigos.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia.
sumérios
cuneiforme
O berço da civilização, a Mesopotâmia, foi o berço de muitas invenções e descobertas valiosas....
Desenvolveram um sistema de numeração baseado no número 60. Assim, dividiram o circulo em 360°, cada grau em 60 minutos ('), e cada minuto em 60segundos (”) de grau. Determinaram a duração do dia com precisão, com base no movimento do Sol e das estrelas, e dividiram-na em 12 partes iguais (nasciam as horas).