Um herbicida seletivo é aquele que é muito mais tóxico para algumas plantas do que para outras dentro dos limites de: a) uma faixa específica de doses; b) método de aplicação e c) condições ambientais que precedem e sucedem a aplicação.
São exemplos os herbicidas glyphosate, paraquat, diquat e glufosinate-amonnium; b) Pré-plantio incorporado (PPI) – são herbicidas aplicados ao solo que necessitam ser incorporados logo após a aplicação. Assim, devem ser aplicados antes da emergência das plantas daninhas, sendo também classificados como pré-emergentes.
Os herbicidas podem ser classificados de acordo com o modo de aplicação em pré-plantio incorporado (PPI), pré -emergência e pós-emergência das plantas daninhas. Os herbicidas aplicados em pré-plantio incorporado são produtos que apresentam: volatilidade (alta pressão de vapor);
COMO OS HERBICIDAS MATAM AS PLANTAS A morte das plantas tratadas com inibidores da fotossíntese ocorre por estes herbicidas ao bloquearem o transpor- te de elétrons, produzirem substâncias ricas em energia e altamente tóxicas, que destroem as membranas das células e levam, assim, a planta à morte.
O herbicida seletivo elimina as espécies daninhas enquanto a cultura permanece vegetando, tolerando o tratamento. A seletividade não é um processo simples, uma vez que, muitos fatores de planta e de ambiente estão envolvidos.
A molécula de glifosato age na planta através do bloqueio da enzima 5-enolpiruvato- shiquimato-3-fosfato sintase (EPSPS), que faz parte da via de biossíntese de aminoácidos aromáticos essenciais para o desenvolvimento da planta.
paraquat
O especialista aponta que, para acabar com as ervas daninhas, na maior parte das vezes é melhor utilizar o velho método: tirar com a mão ou enxada e preencher o espaço vazio com terra ou adubo. “Quando você faz só a roçada, você espalha as sementes que estão nas plantas.
Herbicidas pós-emergentes:
O método de controle mais utilizado é a pulverização dirigida das touceiras da planta, entretanto, a prática afeta também gramíneas forrageiras mais próximas da invasora. Nativo da América Central, o capim-navalha é uma espécie invasora extremamente agressiva, devido à alta capacidade de multiplicação na pastagem.
Kapina Tradicional É um herbicida do tipo seletivo indicado para controle da Tiririca. Pode ser aplicado em nos seguintes tipos de gramas: Grama Bermuda, Grama Esmeralda, Grama Santo Agostinho, Grama Batatais, Grama São Carlos. É recomendado 3 mL do produto para cada litro de água.
Vou mostrar para você que está toda essa pastagem comprometida com esse luca, o famoso barbante”, ilustrou. “Como a gente controle ela? Tem duas formas de controlar!”, anunciou Pires. “A gente pode controlar com glifosato.
A grama-estrela-africana é tolerante às doses normalmente recomendadas do herbicida glifosato (720 a 1.
Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.
O plantio pode ser realizado em sulcos, covas e a lanço com cobertura através de grade niveladora. Onde existe braquiária, deve-se fazer o combate desta com Embrapa Cerrados, Round up ou Glifosate, antes do plantio é muito recomendada para fenação e, para pastejo direto com eqüinos, ovinos e vacas leiteiras.
A propagação do capim-gramão é feita, preferencialmente, por mudas. O plantio das mudas deve ser realizado em covas, sulcos ou pelo método de plantio superficial ou ainda incorporado, após o início da estação chuvosa, quando o solo apresentar um nível de umidade apropriado para o pegamento.
Panicuns
Tipos de capins resistentes a seca