A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
Energia Renovável: É aquela que vem de recursos naturais que é naturalmente renovável: Sol, Vento, Energias Geotérmicas. Energias Não Renovável: São as que dependem de tempo, ou de processos em escala e em tempo geológico para se tornarem disponíveis: Petróleo.
e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear). Fontes de energia renováveis: Energia Eólica , Energia solar, Energia hidrelétrica , Biomassa. Fontes de energia não renováveis: Combustíveis fósseis, Usinas nucleares.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra), oceânica (energia das marés e das ondas) e hidrogênio (energia química da molécula de hidrogênio).
Fontes de energia são opções energéticas com origens diversas. Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis. As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia.
5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil
As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.
Resposta: A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
As 5 Maiores Fontes de Energia Elétrica no Brasil
Resposta: Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
As duas principais fontes de energia utilizadas no Brasil e classificadas entre as renováveis são as hidrelétricas, para a produção de eletricidade, e a biomassa, principalmente na produção dos biocombustíveis, com destaque para o etanol.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares. A seguir, você pode conferir um resumo de cada um desses tipos citados.
Resposta: carvão, petróleo e gás natural.
De acordo com dados divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, a humanidade pode conter o aquecimento global se as fontes de energias renováveis forem responsáveis pela geração de 50% da produção de energia em todo o mundo.
A energia solar é uma maneira importante para a redução da dependência de combustíveis fósseis, bem como uma das grandes esperanças de fontes renováveis para ajudar a reverter o aquecimento global.
O que energia tem a ver com aquecimento global? Muitas das atividades humanas atuais utilizam energia e a maior parte dessa energia provém da queima de combustíveis fósseis. No mundo, a principal fonte de geração de energia elétrica é o carvão.
A concentração de gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) na atmosfera cresceu principalmente pelo uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural) em termelétricas, indústrias, automóveis e também pela devastação e queima de florestas. O CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global.
A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.
Estudos revelam que a decomposição de matéria orgânica nas áreas alagadas pelos reservatórios de algumas usinas pode gerar e emitir para a atmosfera quantidades expressivas de metano e gás carbônico, dois gases envolvidos no aquecimento global.
A produção de petróleo e gás contribui mais do que se avaliava para o aquecimento global. As emissões de metano da indústria de combustíveis fósseis são de 25% a 40% mais elevadas do que se pensava anteriormente, diz a CNN, com base num estudo publicado na revista Nature e amplamente divulgado.
A possível redução da oferta de energia hidrelétrica poderá ser compensada por outras fontes energéticas, renováveis e não renováveis. ... Por outro lado, as fontes não renováveis se apresentam como um fator de agravamento ao aquecimento global, dado que são emissoras de gases causadores do efeito estufa.
Resposta: As bactérias metanotróficas compreendem um grupo específico de bactérias que produz metano a partir de suas reações biológicas. Desta forma, este metano é enviado para a atmosfera, reagindo com o ozônio, levando a sua destruição, gerando o aquecimento global.