O Que So Escolas Ou Perodos Literrios?

O que so escolas ou perodos literrios

Romantismo, Simbolismo e Modernismo são nomes comuns pra você? Esses 3 movimentos são alguns exemplos das Escolas Literárias. Leia nosso artigo e saiba o nome de todas as Escolas Literárias e as características de cada uma delas.

As Escolas Literárias caem frequentemente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em outros dos principais vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo sobre elas, fazendo um pequeno resumo sobre cada uma. Clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Escola literária da atualidade

Fonte: Obras de Aleijadinho abrem ciclo de exposições de 2018 do MASP. Acesso em: 04 de abril de 2020.

Fonte: Romantismo em tempos modernos: quero falar de amor. Acesso em: 05 de abril de 2020.

Nessa Escola Literária começa a surgir um olhar crítico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer. O Pré-Modernismo rompe com o academicismo, além do que, é marcado pela marginalidade das suas personagens.

2ª Etapa: Movimento literário no Brasil

2ª Etapa: Movimento literário no Brasil

Os principais autores dessa primeira fase foram: Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, entre outros. Suas características foram o rompimento com as estruturas clássicas, linguagem coloquial, nacionalismo e valorização do índio.

Uma das mais famosas literaturas de informação da época, a Carta de Caminha, foi um marco desse movimento. Pero Vaz de Caminha descreve suas impressões no encontro entre os portugueses e os índios na chegada à terra nova. Na carta, é possível observar a descrição da natureza, da fisionomia dos índios e todas as possibilidades de se encontrar algo mais valioso, como ouro e prata.

O Beduka te conecta à faculdade

O Humanismo surge na transição do Trovadorismo para o Classicismo, nesse período há uma valorização do racionalismo e antropocentrismo, no lugar do subjetivismo e da religiosidade do período anterior. Com o surgimento da burguesia, abriu-se espaço para debater sobre a natureza dos homens. O Renascimento cultural foi um dos grandes influenciadores na mentalidade da sociedade, e é a partir dos questionamentos sobre a exaltação do homem e da natureza, que o Humanismo floresce através das Artes, da Ciência e da Política. Para aprofundar seu conhecimento sobre o Renascimento, acesse: Renascimento. Acesso em: 01 de abril de 2020.

Nas cantigas de amor há um tom melancólico de angústia, de amor não correspondido, há também a idealização da mulher amada nas poesias. Para saber mais sobre a representação da mulher na poesia trovadoresca, acesse:

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

Ouça ao podcast sobre a poesia de Gregório de Matos e sua influência na literatura brasileira.

Nas Artes, o Humanismo se expressou através de pinturas e esculturas, artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo são alguns dos representantes da época. A Arte era baseada na valorização da natureza e do homem.

O período do descobrimento do Brasil foi marcado pela colonização por parte dos portugueses, foi o apogeu do Renascimento na Europa. O comércio despontava e as questões do Homem X Deus se dividiam. De um lado, a Igreja Católica tentava impor suas ideias, do outro, os ideais renascentistas ganhavam lugar.

Resumo sobre escolas literárias

Iniciamos nosso estudo a partir dos movimentos literários europeus, como o Trovadorismo (1189-1418), Humanismo (1418-1527) e Classicismo (1527-1580). Em seguida, estudaremos os movimentos brasileiros, como Quinhentismo (de 1500 a 1601), Barroco (de 1601 a 1768), Arcadismo (de 1768 a 1808), Romantismo (de 1836 a 1881), Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922), Parnasianismo (1882 a 1922), Simbolismo (de 1893 a 1922) e Modernismo (de 1922 a 1950).

Os textos desse movimento literário são de caráter informativo e de caráter pedagógico. É por isso que o Quinhentismo também é chamado de Literatura Informativa. Porém o Quinhentismo se destaca na Literatura Jesuíta através dos sermões com intenção de catequizar os habitantes brasileiros da época, ou seja, os índios. 

O Realismo é um movimento cultural e literário que surgiu no século XIX em oposição ao Romantismo. É uma Escola Literária que usa linguagem clara e objetiva e tem como temática principal os problemas sociais da época.

Arquivos anexados

Nessa estrofe, a deusa Vênus apresenta aos portugueses a máquina do mundo, uma esfera perfeita, espécie de maquete do universo, na qual está contido tudo o que nele existe. As mentes mortais logo perguntam: Se nessa esfera está tudo o que há, então o que está por fora dela? A deusa responde que, em volta do globo, está Deus. Alguém poderia perguntar: E o que está além de Deus? Mas logo somos advertidos de que o entendimento de Deus está além da compreensão humana, não devemos, portanto, insistir na questão. Camões adota em seu livro a concepção de Ptolomeu, segundo a qual a Terra ocuparia o centro do universo, sendo envolvida por sete esferas celestes, como as camadas de uma cebola, cada uma correspondendo a um dos sete planetas então conhecidos. O paraíso celeste, ou empíreo, estaria localizado na sétima esfera, a mais luminosa e próxima de Deus.

O Naturalismo é uma Escola Literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

Talvez Você Também Goste

Nesses versos, o poeta trata de amor de maneira descritiva e narrativa. Não há aprofundamento sentimental, apesar do evidente lirismo. O rigor formal é evidenciado pela rima artificial “estrelas/vê-las” (rima preciosa).

O Arcadismo retoma à era clássica, ou seja, os valores renascentistas em oposição ao conflito interior. Além do sujeito fiel a razão e a Ciência, em contraposição a religiosidade do Barroco, influenciado pela ideia Iluminista de liberdade.

Exercícios resolvidos sobre escolas literárias

<strong>Exercícios resolvidos sobre escolas literárias</strong>

O Modernismo rompeu com a tradição clássica e deu início à formação de uma identidade genuinamente brasileira na literatura. O Modernismo se divide em três fases. A 1ª fase é marcada pela renovação estética e pelo radicalismo; a 2ª fase tem temáticas nacionalistas; a 3ª fase é marcada por inovações linguísticas e experimentações artísticas.

O Naturalismo é marcado pela forte análise social, valorizando o coletivo a partir de grupos humanos marginalizados. Focado na realidade do cotidiano, possui características de investigação do lado mais animal do homem. Muito autores escreverem os romances de teses que buscavam provar algum aspecto da natureza do homem. Para os autores naturalistas, o homem era influenciado pelo Determinismo, isto é, seu comportamento social era baseado pelo meio que convive, pelo momento e por sua raça.

O que é o movimento literário?

Os movimentos literários (ou escolas literárias) representam um conjunto de escritores e obras de determinado período da história. Eles reúnem produções literárias com características e estilos similares.

Quais as principais características do movimento literário?

Suas principais características são: a valorização do pensamento científico, com influências do positivismo e do evolucionismo, o condicionamento do ser humano a biologia e ao meio social e realização de descrições, tanto de ambientes quanto de pessoas./span>

Quais são as características do movimento romântico?

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.

O que é o naturalismo na arte?

Naturalismo em arte se refere à descrição de objetos realísticos em ambientes naturais. O movimento do Realismo do século XIX defendeu o naturalismo em reação às estilizadas e idealizadas representações de assuntos em Romantismo, mas muitos pintores adotaram uma aproximação semelhante durante os séculos.