Popularmente, lê-se “sub-5”. Como o próprio nome diz, ele é um acorde que serve de opção para substituir o quinto grau. ... Como a tônica aqui é o acorde C7M, o acorde maior com sétima que se localiza um semitom acima dele é o C#7.
O F - Fá Maior com pestana no violão pode ser substituído pelo acorde de F7M - Fá Maior com sétima Maior. O Si menor - Bm pode ser substituído pelo acorde de Si menor com sétima menor, o Bm7, ficando assim sem pestana no violão.
Estamos tocando uma música na tonalidade de Lá maior. Tônica = A (Lá maior). Dominante = E (Mi maior), mais precisamente E7.
cm cm. Símbolo de centímetro. Ver também resposta à dúvida: plural de siglas, acrónimos, abreviaturas e símbolos.
Como formar a Escala Menor de Sol sustenido?
Ao diminuir meio tom de uma nota natural teremos a mesma nota mas agora ela sendo bemol. Por exemplo, a nota Si, ao diminuir meio tom dela teremos o Si bemol. Pelo teclado, a nota Bemol será a tecla anterior a nota natural. Veja outro exemplo, o da nota Mi.
Si bemol (Si♭ na notação europeia e B♭ na americana) é uma nota musical um semitom acima de lá e uma abaixo de si. É, pois, enarmônica das notas lá sustenido e dó dobrado bemol.
Agora se você voltar em um semitom a terça, ou seja, em sol seria si bemol, aí você tem a terça menor, e assim se dá com qualquer nota, por exemplo em dó maior (dó-ré-mi-fá-sol-lá-si), a terça maior é o mi e a terça menor é o mi bemol e assim sucessivamente em qualquer escala.