Células de Merkel são células normais da epiderme (a camada externa da pele). Essas células funcionam principalmente como receptores de toque e produzem determinados hormônios.
Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis. Os corpúsculos de Meissner são encontrados nas regiões da pele que não apresentam pelos e são especializados em captar estímulos táteis. Os discos de Merkel são especializados na captação de estímulos táteis e também de pressão.
O corpúsculo de Ruffini é um tipo de mecanorreceptor de adaptação lenta que ocorre na pele glabrosa e no tecido subcutâneo dos seres humanos. Pode também dar a percepção do calor, embora não seja classificado como termorreceptor.
Um mecanorreceptor ou mecanoceptor é um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico. Incluem-se neste grupo os sensores que nos ouvidos são capazes de captar as ondas sonoras, os sensores táteis e os que são responsáveis pelo equilíbrio postural, ou propriocepção.
De acordo com a natureza do estímulo captado, os receptores podem ser classificados em quatro tipos básicos: Quimiorreceptores: São receptores que captam estímulos químicos. ... Fotorreceptores: São receptores que captam estímulos luminosos. São encontrados nos olhos.
Num sistema sensorial, um receptor sensorial é a estrutura que reconhece um estímulo no ambiente interno ou externo de um organismo. Os receptores sensoriais localizam-se nos órgãos dos sentidos e são terminais nervosos com a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.
Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.
Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia. Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia, seja ela mecânica, térmica, entre outras.
Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.
Com base na estrutura molecular e de seu mecanismo de transdução de sinal, podemos distinguir 4 tipos ou superfamílias de receptores:
Receptores farmacológicos são proteínas que funcionam como elementos de percepção do sistema de comunicação química que coordenam a função de todas as diferentes células do corpo. ... Já quando o fármaco impede a ativação do receptor pelo agonista, ele é denominado antagonista.
O que são receptores de estrogênio e progesterona Os receptores hormonais são moléculas existentes nas células que acoplam-se aos hormônios produzidos em diversas partes.
Metabólicas: controlam a velocidade das reações químicas celulares. Morfogenéticas: regulam o crescimento e o desenvolvimento de certos órgãos e de indivíduos como um todo. Sexuais e reprodutivas: controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais no âmbito morfológico, fisiológico e psicológico.
São tumores cujas células possuem receptores aos quais os hormônios se ligam para funcionar como fatores de crescimento. Os hormônios agem como fatores de crescimento porque a ligação com os receptores dá origem a um sinal que vai ativar os genes responsáveis pela multiplicação celular.
Conheça a seguir alguns tipos de hormônios e como eles atuam no nosso organismo.
Os tipos de hormônios. O corpo humano é formado pela produção de variados hormônios. Os principais são: o GH (Crescimento), Antidiurético (ADH), adrenalina, hormônios sexuais, paratormônio, insulina e glucagon.
Quais são os principais hormônios e o que fazem?
Os hormônios femininos têm diferentes funções:
Quais os principais hormônios femininos?
Lista de exames hormonais femininos
Os problemas hormonais e desequilíbrio hormonais são muito comuns e podem provocar vários sintomas como excesso de fome, irritabilidade, cansaço excessivo ou insônia. Alterações hormonais podem gerar várias doenças como diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, por exemplo.
Cansaço, baixa libido e outros sinais que indicam hormônios desregulados
A falta desses hormônios pode acarretar a infertilidade e mudança dos caracteres sexuais secundários, como por exemplo, mudanças nas mamas e pelos pubianos, além de instabilidade dos ciclos menstruais”, alerta.
O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período.
É possível aumentar naturalmente a testosterona na mulher com o aumento no consumo de alimentos ricos em zinco, vitamina A e D, como castanhas, sementes de girassol, ovos, sardinha, espinafre e óleo de peixe, por exemplo, e evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e soja, pois podem interferir na produção de ...
Composição de fitoestrogênios nos alimentos
Plantas medicinais para reposição hormonal natural