Órgãos e agências de fomento – “As agências de fomento têm como objeto social a concessão de financiamento de capital fixo e de giro associado a projetos na Unidade da Federação onde tenham sede” (BRASIL, 2009). Promovem o financiamento de pesquisas cientificas e tecnológicas, que visam o desenvolvimento do país.
Agência de fomento é a instituição com o objetivo principal de financiar capital fixo e de giro para empreendimentos previstos em programas de desenvolvimento, na unidade da Federação onde estiver sediada.
As principais agências de fomento abordadas neste artigo são: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
A agencia apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa que contemplam todas as áreas do conhecimento, bolsas destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação; e auxílios a pesquisadores com titulação mínima de doutor, vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa ...
Eles financiam projetos de investimento, aquisição de equipamentos, exportação de bens e serviços, fortalecimento da estrutura de capital de empresas e direciona financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.
Linha de crédito com repasse de recursos do Fundo Geral do Turismo (FUNGETUR) destinada a financiar a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos, além de capital de giro associado ou puro, no limite de R$ 2 milhões, com taxa de juros de 0,57% ao mês (base nov/2020).
Os programas de fomento à inovação vêm criando condições favoráveis ao desenvolvimento científico e tecnológico, incentivando a inovação no país por meio da concessão de incentivos fiscais, subvenções econômicas, instrumentos de financiamento e capacitação de recursos humanos.
A Lei do Bem é regulada pela Lei nº que trata em seu Capítulo III dos incentivos fiscais à inovação tecnológica. É uma das formas de apoio governamental à inovação tecnológica é a concessão de incentivos fiscais às empresas que realizam atividades de PD&I.
Esse Capítulo foi editado por determinação da Lei nº – Lei da Inovação, fortalecendo o novo marco legal para apoio ao desenvolvimento tecnológico e inovação nas empresas brasileiras.
A Lei de Inovação Tecnológica busca promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas de forma a viabilizar o desenvolvimento, conforme define os artigos 218 e 219 da Constituição Federal.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: concepção de novo produto/processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou característi- cas a determinado produto/processo que implique em melhorias incremen- tais e efetivo ganho de qualidade e/ou produtividade, resultando, assim, maior competitividade no mercado.
A tecnologia auxilia os colaboradores a se manterem atentos ao surgimento de novas oportunidades e nichos de mercado e o investimento em infraestrutura tecnológica também contribui com a melhoria da forma como a organização é percebida pelos clientes e pelo público em geral.
Trabalhar com a diversidade de ideias: cada colaborador tem uma formação, suas experiências e formas de pensar. Com essas perspectivas diferenciadas, é possível minimizar falhas e desenvolver atividades efetivas. ... Suas ideias são valorizadas e reconhecidas e isso engaja o profissional e traz motivação para o trabalho.
Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. Ou seja, é uma característica fundamental para garantir o sucesso de um negócio. Criatividade é considerada um talento.
Quais são os benefícios que a gestão da inovação proporciona?
Aliar prazer e produtividade no trabalho é possível. A criatividade ajuda a encontrar processos e resultados inovadores que, na grande maioria das vezes, ajuda a melhorar o resultado pretendido com o esforço.
Criatividade é pensar em maneiras diferentes, criando soluções inovadoras, para qualquer problema existente. A criatividade é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho. Caminhamos para um processo de redução do volume das tarefas operacionais, aos poucos sendo substituídas pela tecnologia e automação.