Um fenômeno em que um individuo pertence a uma determinada posição social e muda para outra de acordo com o sistema de estratificação social. Podendo ser classificada como horizontal: dentro da mesma classe e vertical: de uma classe alta para inferior ou da inferior para a baixa.
De acordo com o grau de mobilidade social, ela pode ocorrer de duas maneiras: Horizontal: o indivíduo ou grupo social adquire a mobilidade social sem mudar de estrato social. Vertical: o indivíduo ou grupo social adquire mobilidade social, mudando de estrato.
Além do trânsito, há o inchaço populacional e a expansão das cidades, com áreas cada vez mais periféricas, que são desatendidas pelo poder público em relação às políticas de mobilidade. Com o aumento dessas áreas, as pessoas precisam se deslocar por distâncias maiores, o que demanda mais veículos nas ruas.
A mobilidade refere-se aos processos em que os indivíduos conseguem ascender (ou subir) na escala social ou descender (cair). Aspectos como acesso à educação, nível escolar familiar, estabilidade financeira e a ausência de estigmas sociais são determinantes para a mobilidade.
Seja na esfera individual ou coletiva, a Educação Social está comprometida com o desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, com o bem-estar e o amadurecimento social e com a qualidade de vida. ... Assim, a Educação Social possui a finalidade de formar cidadãos livres e conscientes dos seus direitos e dos seus deveres.
A Sociedade Estratificada recebe esse nome, posto que está dividida em estratos sociais (camadas sociais), ou seja, diferente de uma estrutura homogênea, a estratificação social desenvolve-se numa sociedade hierarquizada, pautada na complexidade e/ou especialização do trabalho, compartilhada por laços sociais mais ...
Karl Marx acreditava que a miséria é utilizada como um instrumento pelas classes dominantes. Acreditava também que a desigualdade é causada pela divisão de classes, dentre aqueles que tem os meios de produção(burguesia) e aqueles que contam apenas com sua força de trabalho para garantir sua sobrevivência(proletário).
Desigualdade Social para Karl Marx Segundo Marx, a origem da desigualdade estava na relação desigual de forças em que a burguesia, mais forte e dona dos meios de produção, explorava o trabalho do proletariado, classe social mais fraca e dona apenas de sua força de trabalho, expropriada pela burguesia.
Resposta. As desigualdades sociais: Weber e a estratificação socialSegundo weber, a sociedade se assenta sobre três dimensões distintas :a economia (consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços),a social, e a politica. ... A extensão social funda uma maneira de estratificação baseada no status.
Os estamentos são: a nobreza, o clero e os servos. Os estamentos são sustentados por um conjunto de direitos, deveres e privilégios reconhecidos publicamente por todos e aceitos como naturais. ninguém considera o sistema injusto, pois acreditam ser a predestinação de cada um.
Max Weber faz distinção entre três dimensões da sociedade: ordem econômica, representada pela classe; ordem social, representada pelo status ou estamento; ordem política, representada pelo partido.