Ruborizar é um autêntico sinal de vergonha, que é uma emoção moral; ela demonstra humildade, modéstia, generosidade e uma preocupação autêntica com o outro. Embora alguns introvertidos achem que esse traço acontece com a intenção de isolar a pessoa, o maior objetivo é agregar.
A ruborização, como é chamada essa vermelhidão por constrangimento, é comandada pelo sistema nervoso simpático. É uma reação involuntária, ou seja, não há como induzi-la, só ocorre em situações nas quais a pessoa se sente constrangida ou envergonhada.
Isso acontece porque o sangue precisa circular mais rápido para levar oxigênio às células. Durante esse processo, os vasos sanguíneos se dilatam para que oxigênio chegue mais rápido nos músculos. E isso faz com que fiquemos com o rosto vermelho quando praticamos atividades físicas.
O consumo excessivo de álcool já é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento da hipertensão. Ao mesmo tempo, ficar com o rosto vermelho após beber indica alta sensibilidade ou até mesmo intolerância ao álcool.
Aplicar compressas frias ou passar levemente uma pedra de gelo na área depilada ajuda a aliviar coceiras. Além disso, a temperatura baixa ajuda a fechar os poros. É recomendado envolver o gelo em algum tecido para evitar danos à pele.
Faça esfoliação na pele A esfoliação vai retirar as células mortas da pele, o que vai ajudar a minimizar as chances da lâmina causar irritações na superfície. É indicado fazer esse procedimento duas vezes na semana, não mais do que isso, pois a pele poderia ficar sensibilizada.
7 passos para a depilação com lâmina ficar perfeita
Após se depilar, use hidratantes leves e livres de álcool e de fragrâncias. Hidratar a pele da virilha depois de depilar é uma forma de recompor a cútis agredida pela lâmina ou pela cera. Mas, quem tem costume de usar hidratantes com fragrância deve passar longe dessas versões.
Após a remoção dos pelos, o ideal é aplicar um hidratante ou gel específico para o momento, que sejam livres de álcool e capazes de evitar irritações na região. Produtos com hamamelis, aloe vera e própolis são ótimos para fechar os poros, acalmar a pele e recuperá-la mais rapidamente.
No caso de manchas escuras originadas pela depilação, também chamadas hiperpigmentação pós-inflamatória, os tratamentos mais indicados são com dermocosméticos de uso tópico que contenham ativos clareadores como o ácido tranexâmico, ácido kójico e a niacinamida.
O tratamento das manchas deve ser realizado com cremes clareadores contendo hidroquinona, ácido glicólico, retinoico, ácido kójico, ácido fítico ou diversas outras substâncias despigmentantes. Muitos eficazes para isso também são os peelings e lasers.
Outra dica interessante é usar um pouco de água quente no local da mancha para ajudar a remover possíveis restos de cera. Após aplicar o tira manchas, basta realizar a lavagem normal da roupa: deixe-a de molho por alguns minutos em um balde com água e sabão, se julgar necessário, e depois é só esfregar normalmente.
Mito. A depilação com lâmina é vantajosa apenas para as pernas, por serem mais resistentes à agressão do aparelho de barbear. Quando usada na axila, provoca o escurecimento da região como resposta natural da pele ao atrito provocado no ritual de beleza, enquanto na virilha existe o risco do fio encravar. Mito.
A depilação a laser clareia a pele por que você deixa de usar lâminas, de agredir a pele com cera e não tem mais foliculites.
Depilação com cera Entre as vantagens da cera está o fato de que o pelo, neste caso, é removido pela raiz, o que garante um resultado mais duradouro, em comparação à lâmina. Além disso, por esse mesmo motivo, o efeito fica bem mais bonito, já que a pele fica clara e com menos manchas.
Depilação com Lâmina É mais indicada para quem tem poucos pelos. É a forma mais prática e rápida de depilação, porém em poucos dias os pelos nascem novamente. A depilação com lâmina é também a maior causadora de pelos encravados, irritações e manchas em áreas como virilha e axilas.
5 melhores ceras de depilação
Ranking: Os melhores modelos de aquecedor de cera do mercado