Nessas peças, as mulheres são apresentadas como pessoas distantes do trabalho doméstico, enquanto as tarefas de casa são executadas por homens. Trata-se de mudança significativa, se consideradas as representações de gênero correntes da publicidade brasileira.
A Ciência tenta provar fatos ditos pelo senso comum para saber se há verdade neles. É importante desnaturalizar o senso comum para termos uma visão ampla do assunto, mais detalhado, e não apenas aquilo que sua família ou amigos lhe ensinou.
Por questões culturais e sociais, são criadas algumas ideias e pensamentos, as quais são repassadas e que se tornam senso comum. ... Esse senso comum não pode ser considerado uma verdade absoluta, porque é fato que existem muitas mulheres fortes, ágeis e corajosas. E também há homens fracos, ágeis e medrosos.
O movimento de estranhamento e desnaturalização mesmo diante de situações tidas como óbvias, como, por exemplo, na temática familiar, confere especificidade ao ensino da Sociologia, pois permite que fenômenos aparentemente consolidados suscitem dúvidas, revelem contradições, etc.
Assim, a desnaturalização seria simples e fácil. Se a naturalização é realizada a partir da inversão de uma realidade, como no imaginário e na ideologia, então essa realidade invertida existe, só que apresentada, como dizia Marx, “de cabeça para baixo” (MARX e ENGELS, 1982).
Significa que uma nacionalidade perdeu os seus custumes, perdeu a cultura. E como por exemplo se algo natural de um país ou estado, alguma festa típica, deixasse de ser comum. Uma camisa típica, deixasse de não ser mais o prato principal daquele lugar. E como se suas raízes fossem arrancadas de um lugar.
Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.