A responsabilidade penal objetiva significa que a lei determina que o agente responda pelo resultado ainda que agindo com ausência de dolo ou culpa, contrariando, assim, a doutrina do Direito Penal fundada na responsabilidade pessoal e na culpabilidade. ... Falta a capacidade de ação e culpabilidade.
A diferença entre a responsabilidade subjetiva e a objetiva reside, basicamente, no fato de que a primeira depende da comprovação de dolo ou culpa, enquanto a segunda, estará caracterizada desde que o nexo causal esteja comprovado.
Para que alguém obtenha indenização do Estado por atos comissivos de seus agentes, é necessário comprovar apenas o nexo de causalidade entre o ato do agente e o dano sofrido. ... Comentários: a) O agente público é, sempre, responsável pelos danos que nessa qualidade vier a causar a terceiros (errada).
935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal. O Código Penal por sua vez, através do artigo 91, I, define que um dos efeitos da condenação criminal é: Art.