Se a intenção é saber realmente se você está ou não com uma gestação em andamento, os valores de referência normalmente são: níveis abaixo de 5 mlU/ml: negativo; entre 5 e 25 mlU/ml: resultado inconclusivo (pode requisitar um novo exame); acima de 25 mlU/ml: resultado positivo.
O resultado é considerado indeterminado quando os valores estão entre 5 e 50 mUI/mL ou positivo quando estão acima de 50 mUI/mL. Atenção: Os valores de β-hCG podem ser mais baixos em pacientes que apresentam gravidez ectópica e de risco.
O teste de gravidez pode dar o resultado de falso positivo, no entanto, essa é uma situação muito rara que acontece mais frequentemente nos testes de farmácia feitos em casa, principalmente devido a erros ao utilizá-lo ou por estar fora de prazo.
BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo ou indetectável, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.
A maioria dos testes de gravidez de farmácia dará um resultado com 99% de precisão se você testar a partir de, ou após, o dia do início esperado da menstruação. Testes mais sensíveis, detectarão a presença de hCG a partir de seis dias antes do seu atraso menstrual (cinco dias antes do início esperado da menstruação).
O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml. É recomendado que o exame de sangue para detectar a gravidez só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual.
O hormônio beta HCG, também chamado de gonadotrofina coriônica humana, é produzido durante a formação da placenta, pelo trofoblasto, uma estrutura do embrião. Ele pode ser detectado no sangue a partir de 6 dias após a fecundação do óvulo. E com o passar do desenvolvimento da placenta, a taxa de hormônio vai aumentando.
Fatores que comprovadamente aumentam sua chance de ter gêmeos