Os principais mecanismos de ação tóxica dos agentes nocivos são:
A toxicidade por sobredosagem refere‑se a reações tóxicas graves, muitas vezes nocivas e algumas vezes fatais, provocadas por uma sobredosagem acidental de um medicamento (por erro causado pelo médico, farmacêutico ou pela pessoa tomando o medicamento) ou por uma sobredosagem intencional (homicídio ou suicídio).
Esses acidentes acontecem geralmente por serem os medicamentos deixados ao alcance de crianças, mas também por outros descuidos, como a ingestão de doses excessivas, por interpretação errônea das instruções de uso, troca de medicamentos em suas embalagens, uso do medicamento errado por confusão de nomes ou por erro na ...
Neste estudo, a toxicidade aguda é caracterizada pela administração ou exposição da substância química numa dose única (ou múltipla num espaço de 24 horas), onde os efeitos adversos ocorridos nesse intervalo de tempo são analisados.
Aguda - O contato ocorre em um período de tempo não superior a 24 horas. Crônica - Exposições se repetem durante um longo período de tempo (meses, anos ou toda a vida).
Nas intoxicações agudas decorrentes do contato/exposição a apenas um produto, os sinais e sintomas clínico-laboratoriais são bem conhecidos, o diagnóstico é claro e o tratamento definido. Em relação às intoxicações crônicas, o mesmo não pode ser dito.
Classificação do produto químico: Perigo por aspiração – categoria 1 Toxicidade aguda – Oral – Categoria 5 Corrosivo/irritante para a pele – categoria 2 Líquido inflamável - categoria 3 Toxicidade sistêmica ao órgão alvo após única exposição – Categoria 1 e 3 Prejuízo sério aos olhos/irritação aos olhos – Categoria 2ª ...
Existe também a classificação da ONU (Organização das Nações Unidas), a qual separa os produtos químicos em 9 classes:
Um pictograma de perigo é uma imagem existente num rótulo que contém um símbolo de aviso e cores específicas e se destina a transmitir informações sobre os efeitos nocivos que uma determinada substância ou mistura pode ter na nossa saúde ou no ambiente.
O primeiro é o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Perigosos – GHS, que tem o objetivo de harmonizar, em todo o mundo, a classificação de produtos químicos, a sinalização de seus perigos e a elaboração de fichas de dados de segurança. O GHS está em fase de implementação no Brasil.
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, referido pela sigla GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), é uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, para criar critérios de ...
O transporte de cargas perigosas são definidas como a movimentação de produtos que podem oferecer riscos à saúde, ao meio ambiente ou à segurança da população. ... Portanto a escolha do modal a ser utilizado deve ser feita baseada em vários fatores, como o produto a ser carregado, distância, localização, entre outros.
iniciar os procedimentos para transbordo, inertização, neutralização e demais métodos físicos, químicos e físico-químicos de mitigação, limpeza do local e remoção dos veículos sinistrados.