EQST

O Que Ser Um Estelionatrio?

O que é ser um estelionatário?

Estelionato é uma palavra oriunda do termo em latim stellionatu, que significa uma prática criminosa, que ocorre quando alguém vende, hipoteca ou cede alguma coisa para mais de uma pessoa, enganando as duas. Um estelionatário obtém vantagens para ele próprio através da utilização de uma fraude.

Quais são os tipos de estelionato que existe?

130).
  • Estelionato privilegiado. ...
  • Disposição de coisa alheia como própria. ...
  • Alienação ou oneração fraudulenta de coisa própria. ...
  • Defraudação de penhor. ...
  • Fraude na entrega de coisa. ...
  • Fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro.

Qual é o artigo de estelionato?

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de quatro a oito anos, e multa.

O que é estelionato emocional?

Os chamados estelionatários emocionais têm a paciência suficiente para fazer o conto de fadas que criam durar vários meses até conquistar a confiança das vítimas para, então, dar o golpe. ...

O que é estelionato eleitoral?

Estelionato Eleitoral, também conhecido como giro político (policy switch), é um conceito da Ciência Política utilizado para descrever os casos de candidatos eleitos com uma plataforma ideológica que, após a eleição, adotam um programa de signo ideológico contrário.

Como funciona um estelionatário?

Segundo o Código Penal, o ato de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento” é um estelionato. Ou seja, o estelionato acontece toda vez que você engana outra pessoa. ... Indução da vítima ao erro.

Quais as formas especiais do delito de estelionato?

O Código Penal brasileiro em seu artigo 171, § 2 concede algumas das modalidades inseridas no crime de estelionato, como por exemplo, coisa alheia como própria; alienação ou oneração fraudulenta de coisa própria; defraudação de penhor; fraude na entrega de coisa; fraude para recebimento de indenização ou valor de ...

Como provar estelionato emocional?

Podemos então o termo estelionato sentimental com a seguinte explicação: quando uma das partes tem a intenção de obter para si ou para outrem, vantagem ilícita em prejuízo alheio, incentivando ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, como se fosse uma cilada/armadilha ou qualquer outro meio fraudulento.

É crime iludir alguém?

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

O que fazer em caso de tentativa de estelionato?

Entre com uma ação: com as provas em mão, a vítima pode buscar uma delegacia de registrar um Boletim de Ocorrência. Em seguida, deve registrar a fraude no Procon e também entrar com uma ação contra o autor no Juizado Especial de Civil (JEC), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.

Quando podemos afirmar que houve outro meio artifício no crime de estelionato?

Se o erro é posterior à vantagem não pode ser tido como sua causa, não se configurando o estelionato. Se a fraude é meio, isso possui uma inquestionável dimensão: o meiopode ocorrer antes do evento. Não se pode perder de vista a redação do tipo: "mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento".