A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a autoimagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.
Para favorecer a autonomia, as relações de cooperação são fundamentais. Portanto, o ambiente deve inspirar, desde cedo, o exercício do respeito mútuo, a discussão de regras e a resolução não violenta dos conflitos diários.
Ações diárias que ajudam no desenvolvimento da autonomia da criança:
Algumas dicas para o desenvolvimento da autonomia: Durante o projeto de leitura, ao invés de propor uma leitura, deixe os alunos escolherem o que será lido; Permita que eles criem e testem teorias, brincadeiras e atividades. Coordene atividades práticas; Estimule a percepção dos sentimentos.
Ao incentivar as brincadeiras, os pais contribuem com desafios, estimulam a autoconfiança e a autonomia. A criança passa também a descobrir sobre suas preferências, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e consciente.
A falta de incentivo à autonomia pode ser um empecilho para o desenvolvimento das pessoas com deficiência. ... De acordo com a especialista, a conquista da autonomia é importante para o desenvolvimento físico e psicológico das pessoas com deficiência e o sucesso neste processo depende da realidade de cada indivíduo.
Além de auxiliar na conquista de autonomia, a prática de atividades esportivas adaptadas oferece uma série de benefícios, como a possibilidade de interagir com outras pessoas. Esse tipo de contato ajuda na aceitação da condição e torna mais clara a percepção de que é possível ter uma vida independente e ativa.
Praticar exercícios físicos são importantes para todas as pessoas, ainda mais para as pessoas que tem problemas de locomoção. Todos os tipos de atividade física pode contribuir para a melhoria, é necessário apenas considerar a deficiência e o tipo de esporte que mais agrada a pessoa a ser tratada.
§ 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de ...