A Geografia da Percepção evidencia-se como ramo científico promissor para a análise da relação do homem com o meio ambiente, relação esta que imprime a produção e reprodução de múltiplas espacialidades que, por sua vez, condicionam as diversas práticas sociais assumidas.
A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.
A Geografia Tradicional, como é conhecida entre os profissionais, valorizava os aspectos físicos enquanto que a dinâmica populacional e os fatores históricos eram quase que desprezados, além disso, existia uma nítida distinção entre Geografia Humana e Geografia Física, essa visão é um tanto equivocada e uma idéia ...
Este caminhar, que é um viver e um experienciar, já foi colocado como o objeto de estudo primordial da ciência geográfica, como em Yi-Fu Tuan, para quem a “Geografia é o estudo da Terra como o lar das pessoas” (TUAN, apud MELLO, 2001, p. 95).
A geografia humanista é a corrente da geografia que pesquisa as experiências das pessoas e grupos em relação ao espaço com o fim de entender seus valores e comportamentos. ... Nesse sentido, dois conceitos fundamentais da geografia humanista são os de espaço vivido e de lugar.
É necessário que se ressalte o nome de Yi-Fu Tuan, geógrafo sino-americano, nascido em 1930, um dos pesquisadores que mais contribuiu para a construção de uma nova terminologia para a geografia humanística; contribuiu também para a sua popularização, na medida em que alguns dos conceitos e categorias por ele formulados ...
O conjunto dos lugares onde cada indivíduo mora e cumpre sua rotina diária é chamado de ESPAÇO VIVIDO.
A Geografia ficou conhecida como Geografia Tradicional do período que se estendeu de 1870, quando essa ciência foi institucionalizada nas universidades europeias, até 1950. Nesse período, foram privilegiados os conceitos “região” e “paisagem” como objeto de estudo da Geografia.
A geografia critica é uma corrente de ideias que veio romper a neutralidades da geografia existente, ou seja, a tradicional. ... Já que a Geografia Tradicional preocupava-se apenas com a natureza, as velhas teorias veiculando sempre a ideia de expansão territorial como forma de poder, sem se preocupar com o lado social.
AS CARACTERÍSTICAS DA GEOGRAFIA NEOPOSITIVISTA A escola neopositivista de Geografia se caracterizou por promover uma revolu- ção no pensamento geográfico, na tentativa de transformar a Geografia numa verda- deira ciência (“cientismo”). Essas transformações abrangeram três aspectos básicos.
Basicamente o aluno de Geografia estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. ... Porém, seus estudos não se limitam à geografia física (clima, relevo e vegetação), eles se estendem também à análise da relação entre as populações e o ambiente em que vivem.
Os objetivos e utilidades da Geografia Estudar o espaço geográfico pode ser útil para desvendar e entender os problemas socioespaciais. Resumindo, a importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.
Resposta. Resposta: A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana).
A ciência geográfica tem como principal objeto de estudo o espaço, que é organizado e modificado por meio das relações homem-natureza. Portanto, os elementos humanos e físicos estão diretamente relacionados e se interagem no processo de organização espacial.
São objetos que marcaram a história devido a sua importância nos fatos e sobre como tudo ocorreu. ... Um bom objeto histórico é capaz de apresentar-se como sendo algo plena, pronto.
A história se utiliza de outras ciências em seus estudos podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da ...
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. ... Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. ... Nesse sentido, o papel do historiador é fazer uma análise crítica que o permita chegar a uma conclusão sobre determinado acontecimento passado a partir da investigação de fontes históricas.
Conheça seis dicas de sites para estudar história e se divertir
3 anos
quatro anos
Como é a faculdade de História? Com a duração média de três a quatro anos, a faculdade de História é voltada para aqueles que querem se dedicar a estudar, analisar e discutir aspectos do passado humano — como sociedade, cultura, economia, cotidiano, entre outros —, bem como seus desdobramentos e contextualizações.
4 anos
O curso de História Existem dois tipos de graduação em História: O bacharelado e a licenciatura. Nos dois casos é preciso gostar muito de ler e fazer pesquisas. Quem quer atuar como professor deve optar pela licenciatura, cujo currículo conta com disciplinas que preparam o aluno para lecionar.
Início de carreira: média de R$ 1.