Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
Qual é a relação entre o que define o homem e a máxima délfica “Conhece-te a ti mesmo”? RESOLUÇÃO: A) Para Sócrates o homem é a sua alma (psychè) e, por sua vez, a alma é o que dá ao homem a sua personalidade intelectual e moral. ... Desse modo, Sócrates demonstra o ser humano e suas particulari- dades em sua filosofia.
A relação de Sócrates com a filosofia, é que para Sócrates, a filosofia era algo que vem de dentro para fora e que sua função é despertador o seu conhecimento, ou seja, auto-conhecimento, porque a verdade está dentro de cada um.
Ao dizer “Conhece-te a ti mesmo”, Sócrates propõe uma viagem introspectiva rumo à consciência e sua capacidade interpretativa. Para o pensador grego, conhecer-se seria o ponto de partida para uma vida mais equilibrada, autêntica e feliz.
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.
O autoconhecimento é essencial para que possamos viver com mais alegria e satisfação. A importância de conhecer a ti mesmo está bem explícita na história de Delfos. Segundo a mitologia grega, Delfos era um oráculo bastante procurado por pessoas que buscavam conselhos para tomar as melhores decisões.
Leve seu tempo e viva. A melhor maneira de realmente se conhecer, no entanto, é simplesmente viver. Assim como conhecer outra pessoa, entender a si mesmo leva tempo e você vai aprender muito mais através da experiência de vida do que se entrevistando e fazendo testes.
Perguntas para conhecer alguém: anote essas 25 ideias!