A entorse do tornozelo consiste numa distensão de um ou mais ligamentos que se fixam aos ossos do tornozelo. Nos casos mais graves, o ligamento sofreu uma ruptura. Os ligamentos são como faixas elásticas que se ligam aos ossos e que auxiliam o movimento das articulações.
85% das lesões do sistema ligamentar do tornozelo superior afetam os ligamentos laterais, sendo que o ligamento lateral anterior é o mais frequentemente atingido. Também podem ocorrer lesões do tornozelo inferior.
Um excelente remédio caseiro para entorse é o banho de imersão utilizando água morna e óleos essenciais de alecrim e alfazema, porque eles possuem propriedades calmantes, relaxantes e anti-inflamatórias, sendo muito eficazes no tratamento de entorses e de outros problemas articulares, como artrite e artrose.
VENORUTON estabiliza as paredes vasculares, o que leva a uma redução da permeabilidade dos vasos e consequentemente a diminuição do inchaço (edema). Indicado no alívio do inchaço dos membros inferiores (tornozelos) devido à insuficiência venosa crônica (IVC).
Dente-de-leão, chá verde ou chapéu-de-couro são algumas plantas medicinais com propriedades diuréticas que podem ser usadas na preparação de chás que aumentam a produção de urina e reduzem a retenção hídrica, diminuindo assim o inchaço do corpo.
O Varicell é um medicamento comumente indicado para tratar inflamações como hemorroidas e varizes. No caso do sistema circulatório, o remédio atua diretamente sobre as veias diminuindo o inchaço e dor na região da má circulação.
O chá de gengibre é um ótimo diurético natural que permite aumentar a quantidade de urina eliminada durante o dia, diminuindo a carga de líquidos no sistema circulatório. Além disso, este chá também ajuda a diluir a concentração de sódio no organismo, que é uma das principais causas do inchaço nas pernas e pés.
Uma boa forma de eliminar o inchaço dos tornozelos e dos pés é tomar um chá diurético, que ajude a combater a retenção de líquidos, como o chá de alcachofra, chá verde, cavalinha, hibisco ou dente de leão, por exemplo.
Elas podem ter origem genética, excesso de peso, sedentarismo, anticoncepcionais, idade, tabagismo, sapatos e calças apertadas. O inchaço nos pés também pode ser sinal de infecção nos nervos, resultando em síndromes como a PDCI ou a Síndrome de Guillan-Barré.
Bem Estar | Inchaço constante deve ser investigado por um angiologista ou um cirurgião vascular | Globoplay.
A endocrinologista destaca que, se a retenção for abusiva, é importante diminuir os alimentos ricos em sódio. E isso implica em reduzir principalmente o consumo de alimentos industrializados, tais como bolachas e refrigerantes, enlatados em geral, embutidos, shoyu, molhos prontos, entre outros.