O Que Sai De Dentro Do Cravo?

O que sai de dentro do cravo

O cisto sebáceo é um caroço que se forma sob a pele, de formato arredondado, que mede poucos centímetros, macio ao toque, e pode surgir em qualquer região do corpo, sendo mais comum no couro cabeludo, orelha, pescoço, costas e rosto.

Os cravos são um tipo de acne causada pelo acúmulo de sebo nos poros. Esse sebo está relacionado com a produção de óleo em excesso, por isso é comum ter o aparecimento de comedões, como os cravos também são conhecidos, na zona T (testa, nariz e queixo). Portanto, pessoas com a pele oleosa ou mista tendem a ter um maior número de cravos.

Como o cravo se forma?

A cirurgia para o cisto sebáceo é relativamente simples, sendo feita num consultório médico sob anestesia local. Geralmente, a cirurgia é indicada para cistos que medem mais de 1 centímetro de diâmetro ou que estejam infectados, como pode ocorrer quando se tenta espremer, por exemplo. Após a retirada do conteúdo do cisto, o médico poderá dar alguns pontos na área e realizar um curativo que deverá ser trocado conforme a sua indicação.

Por mais tentadora que seja a vontade, não esprema a espinha. A infecção só irá piorar, e espremer pústulas pode deixar cicatrizes grandes no rosto. O certo é esperar que ela passe.

Prognóstico

Prognóstico

A região do corpo em que o surgimento dos cravos é mais comum é a zona “T”, ou seja, testa, nariz e queixo. Isso acontece porque essa é a região do corpo em que há uma maior quantidade de glândulas sebáceas, sendo portanto um local mais oleoso e favorável ao surgimento desses comedões.

Os cravos se formam por dois motivos: pela produção excessiva de sebo feita pelas glândulas da pele ou pelo entupimento dos poros por conta do sebo excessivo e por fatores externos, tais como uso de maquiagens e cosméticos.

Sintomas de cisto sebáceo

A pasta de dentes não foi feita para ser usada na pele. Ela pode ressecar o tecido, fazendo com que, momentaneamente, a oleosidade diminua, mas o corpo irá reagir e aumentar a produção, criando mais cravos.

Bata duas colheres de sopa de iogurte natural, folhas de salsa e meio pepino em um liquidificador, até que haja uma pasta homogênea. Aplique no rosto e deixe descansar por 15 minutos, então retire a mistura da pele com água morna.

Os cravos são resultados do folículo piloso entupido. Essa região fica entupida por conta do acúmulo de sebo, que pode ser definido como uma massa branca, resultado do excesso de oleosidade da pele. Se esses cravos forem bem cuidados, eles podem ficar inflamados por conta dessa massa branca e resultar no aparecimento das espinhas.

Complicações

Complicações

Cravos, também conhecidos por comedão, são acúmulos de sebo em poros entupidos pela produção de óleo da pele e células mortas. É um dos sintomas da acne, sendo frequentes no rosto, especialmente na zona “T” (nariz, testa e queixo). Costumam aparecer como pontinhos pretos, resultado da oxidação do sebo.

É um mito com algum fundo de verdade. Os cravos não são seres vivos, são só o acúmulo de sebo. Porém, eles podem atrair algumas criaturinhas que gostam de lugares com gordura e sem contato direto com o ar. Além de bactérias, o ácaro Demodex folliculorum gosta de viver dentro de folículos. Como todos os ácaros, ele é um aracnídeo.

Qual é o bicho do cravo?

Não! Ao aparecer cravos e espinhas na pele não devemos espremer esses comedões. Esse comportamento deve ser evitado porque espremer cravos e espinhas pode fazer com que a pele fique inflamada e com manchas. Além disso, a sujeira que contém nos nossos dedos passa para pele, o que prejudica essas lesões. Por isso, sempre que uma espinha ou cravo surgir na sua pele, evite o impulso de espremer e trate a área com os produtos corretos.

Os cravos pretos são mais conhecidos e mais óbvios. Eles aparecem quando o entupimento faz com que o sebo que está em contato com o oxigênio endureça, escurecendo e agindo como uma tampa para o folículo.

No caso de inflamação ou infecção no cisto, o dermatologista pode fazer uma drenagem e indicar o uso de antibióticos. Além disso, no caso do cisto ser grande ou causar desconforto estético, o médico pode fazer uma cirurgia para remoção do cisto.

Causas

Também é possível fazer um esfoliante caseiro misturando açúcar com sabonete líquido. A receita é simples, com materiais que todos têm em casa, e os cravos ficam saltados, facilitando o acesso a eles e sua retirada.

Mas se não for possível, a Dra. Fabiana traz dicas: “Se não tiver como fazer uma limpeza de pele, o ideal é fazer isso com as mãos limpas depois de um banho quente porque os poros estão mais dilatados. Envolva seus dedos em um algodão e aperte delicadamente. Em hipótese alguma tire o cravo com a unha suja ou em ambientes inapropriados para que não ocorra o risco de infectar a lesão. Mantenha a pele limpa antes e depois da remoção”.

O cisto sebáceo pode aparecer em qualquer parte do corpo, no entanto é mais frequente de ser observado no rosto, couro cabeludo, orelha, pescoço, tórax ou parte superior das costas, por exemplo.

O que são cravos e quais as causas?

Os cistos sebáceos são geralmente benignos, porém, após a sua remoção, o médico pode enviar parte do seu conteúdo para análise laboratorial, para excluir as chances de ser um câncer, principalmente se a pessoa já teve câncer ou se há casos da doença na família.

O peeling é uma opção para quem quer manter o rosto livre de cravos. O procedimento é uma limpeza profunda da pele, que retira a camada mais superficial dela, incluindo os cravos.

A acne é acontece quando vários poros são bloqueados pela produção de sebo. Ela pode ser leve, surgindo na forma de cravos, e se desenvolver para espinhas, pústulas e cistos sob a pele. A acne não tem cura, mas na maioria das vezes passa com o tempo, frequentemente durando menos do que a puberdade.

Produtos anticravos

Produtos anticravos

Espinhas não devem ser espremidas. Espremer uma espinha pode espalhar a infecção. Normalmente, elas desaparecem por si só, com seu sistema imunológico as expulsando.

Os poros abertos facilitam a remoção dos cravos sem que haja feridas. Para abrir os poros, você pode usar um banho de água quente. O vapor que sai da água durante o banho expande os poros.

Proteger a pele do sol evita que ela fique ressecada, o que aumenta a produção de sebo e diminui sua elasticidade, facilitando o entupimento. Porém, o uso de um protetor solar  específico para o rosto é importante, já que a pele da face é diferente e os protetores solares normais costumam ser mais oleosos, o que facilita o entupimento dos poros.

O que são cravos gigantes?

Tatiana, “surgem por um aumento da produção do sebo e alterações na sua qualidade, ficando mais espessos e causando a obstrução dos poros”.

O que é bom tirar cravos?

5 passos para remover cravos do nariz
  1. Limpar a pele adequadamente. Para começar é preciso lavar o rosto com água morna e sabonete líquido. ...
  2. Fazer uma esfoliação. A seguir, deve-se aplicar um produto esfoliante sobre a pele. ...
  3. Aplicar uma máscara removedora. ...
  4. Extração dos cravos. ...
  5. Hidratar a pele.

Por que não se pode espremer cravos e espinhas?

"Quando você espreme uma espinha você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura. Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas), e da formação de cicatrizes", explica Dra.

O que são os cravos pretos?

Mais conhecidos e óbvios, os cravos pretos são caracterizados pelo aparecimento dos temidos pontinhos escuros na pele. Normalmente, eles acontecem devido ao acúmulo de queratina, bactérias, células e sebo dentro de um poro aberto.

O que usar para tirar cravos pretos do rosto?

Para retirar os cravos, deve-se lavar o rosto com água morna e sabonete neutro e depois passar o esfoliante no rosto utilizando movimentos circulares durante cerca de 5 minutos. Após isso deve-se enxaguar e lavar o rosto.