Os Ponto riscado ou ponto cabalístico em religiões afro-brasileiras como o Candomblé, a Umbanda, a Quimbanda e a Quiumbanda é uma grafia sagrada que se refere à diagramas desenhados a mão como ângulos, retas, flechas, símbolos representativos, desenhos geométricos, pontos cardeais etc representando a assinatura do Guia ...
Xangô é o orixá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo. É viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Por esse motivo, a morte pelo raio é considerada infamante.
Obá – Santa Catarina, Santa Madalena. Obá é a orixá que aquieta o racional dos seres e esgota o conhecimento desvirtuado.
– Sincretismo: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Cabeças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Nazaré.
Cada um dos 16 orixás – as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda – corresponde a um ou mais santos católicos. ... Claro que a associação não é exata: ao contrário dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos, e seus seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos mortais.
Logunedé (senhor de Edé), é um orixá caçador e guerreiro da cidade de Edé, na Nigéria. No Brasil, é o orixá que mais se tem preconceito e falta de informação em relação aos outros orixás. Ao contrário do que muitos pensam, Logunedé é um orixá adulto, masculino, guerreiro e caçador.
Oxumarê era a divindade do arco-íris. Ele era filho da velha Nanã, senhora dos pântanos. Dono de uma beleza extraordinária, Oxumarê tinha muitos poderes e transformou-se num grande babalaô que curava as pessoas.
O alabê (do ioruba alagbê) é o ogã responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados do candomblé. ... Se uma autoridade de outro axé chegar no terreiro, o alabê tem de lhe prestar as devidas homenagens.
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Warner Music Brasil
Ogã Suspenso, a pessoa escolhida por um orixá para ser um ogã, é chamado suspenso, por ter passado pela cerimônia onde é colocado em uma cadeira e suspenso pelos ogãs da casa, significando que, futuramente, será confirmado e passará por todas obrigação para ser um ogã.
que refere à capacidade mediúnica, digamos, dos adeptos. Existem aqueles que possuem a condição de entrar em transe, de serem possuídos por seus orixás ou por outros espíritos. Diz- se que esses são médiuns rodantes, que “rodam no santo” ou “viram no santo”.