Para começar, é preciso entender que a razão social é, oficialmente, como sua empresa será conhecida no âmbito administrativo e jurídico. ... A Coca Cola, por exemplo, tem como razão social "Coca Cola Indústrias Ltda", e a rede de hipermercados Carrefour é juridicamente conhecida como "Carrefour Comércio e Indústria Ltda".
No site Redesim, um portal de serviços do governo federal para pessoas jurídicas, é possível descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome fantasia. O serviço é gratuito, basta se cadastrar ou entrar utilizando as credenciais da conta gov.br.
É possível descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome no site Redesim, um portal de serviços do governo federal para pessoas jurídicas. O recurso é útil para emitir certidões e consultar dados, como quadro de sócios e administradores, no site da Receita Federal, que aceita apenas o número de inscrição de empresas.
Como saber meu CNPJ
Pela internet é possível obter gratuitamente o Comprovante de Inscrição no MEI e o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMI), basta ter o CPF e a data de nascimento da pessoa que deseja consultar. Recuperar o número do CNPJ do MEI é fácil! Basta ter em mãos o número do CPF/CIC do responsável.
Passo a passo de como fazer a consulta do MEI pelo CPF
Como saber se uma pessoa possui empresas em seu nome?
Site da Receita Federal Você pode consultar diretamente na Receita Federal se o seu CNPJ está ativo. Será preciso ter o número dele em mãos e, no portal, digitá-lo no campo específico, assim como o CAPTCHA, e clicar em “consultar”. Em seguida, você receberá a informação sobre a situação cadastral da sua empresa.
É possível consultar abertura de contas e pedidos de empréstimos indevidos com um CPF vazado pelo Registrato, plataforma do Banco Central do Brasil que armazena informações bancárias vinculadas a um determinado cadastro.
Veja como consultar a situação do seu CNPJ MEI:
A consulta pode ser feita no Portal do Empreendedor. Para isso você vai precisar do número do seu CNPJ ou do seu CPF.
Para pedir essa forma de pagamento, será preciso acessar o Portal do Empreendedor ou o Portal do Simples Nacional. Lembrando que será preciso fazer, anteriormente, a Declaração Anual Simplificada para MEI (DASN). Logo após, basta aguardar o prazo de cinco dias úteis.
CNPJ cancelado Ao passar dois anos sem pagar a guia do DAS e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), obrigatória também para quem não teve faturamento no ano anterior, o CNPJ passa a ficar suspenso por 30 dias. Se neste período, a dívida não for quitada, o CNPJ é suspenso definitivamente.
Assim, a empreendedora (o) terá 120 dias quando acontece o parto da criança, em caso de adoção ou guarda judicial e natimorto, ou 14 dias em caso de aborto espontâneo ou previsto por lei (estupro ou risco de vida para a mãe).
Você só não precisará comprovar o trabalho se houve o primeiro recolhimento em dia na categoria ou cadastro da atividade exercida na Previdência Social, desde que o atraso não seja maior que 5 anos. Basta calcular diretamente pela internet o INSS em atraso, emitir as guias, e fazer o recolhimento em atraso.
Mais de cinco anos de atraso Caso as contribuições em atraso sejam superiores a cinco anos, o valor que você deve pagar de INSS retroativo é calculado levando em consideração 80% das contribuições com o valor mais alto que você já efetuou.
2) O Segurado Facultativo O segurado que não exerce atividade remunerada pode pagar de forma retroativa somente se houver pago a primeira contribuição em dia e a próxima se der dentro do período máximo de 06 (seis) meses da última contribuição paga.
O pagamento da guia deverá ser feito até o dia 15 do mês vigente. São aceitos pagamentos em bancos, casas lotéricas, internet banking, leitura de código de barras por aplicativo. Dessa forma, o trabalhador que estiver passando por esse momento difícil pode manter em dia os seus direitos do INSS.
Se o período atrasado tiver menos de 5 anos, você pode calcular o valor diretamente na Internet. Para períodos anteriores, vá até uma agência do INSS.