De maneira menos direta, o racismo institucional é a manifestação de preconceito por parte de instituições públicas ou privadas, do Estado e das leis que, de forma indireta, promovem a exclusão ou o preconceito racial.
Trabalhar as relações de racismo não é apenas uma questão de interesse. ... E a boa notícia é que, ao adotar esse tema, você ajuda a combater o racismo não apenas fora, mas também dentro da escola. Afinal, crianças e jovens que aprendem a valorizar o diferente tendem a superar preconceitos.
Pesquisas apontam que as piadas, brincadeiras e apelidos pejorativos de cunho racial são ao lado dos xingamentos expressos por causa da cor da pele, os casos de racismo mais presentes no ambiente escolar de acordo com depoimentos de estudantes. O papel da professora e do professor é fundamental nesse processo.
Entre as estratégias utilizadas para estimular atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças, destacam-se debates, brincadeiras, contação de histórias com bonecos, o reconhecimento de situações discriminatórias, bem como a incorporação de narrativas que tragam os negros como protagonistas.
Saiba como trabalhar a diversidade na escola
Principais preconceitos no recrutamento e seleção
Preconceito é uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas. A palavra também pode significar uma ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
Frases preconceituosas contra LGBTQIA+