Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário. Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos.
Os principais instrumentos da política macroeconômica são os dispêndios do governo e a tributação (política fiscal), o controle da oferta de moeda e do crédito (política monetária), as intervenções no mercado cambial, a política de comércio exterior e o tratamento dado aos capitais externos de risco (política cambial e ...
Em detalhes, o tripé se resume nos pilares: câmbio flutuante, meta fiscal e meta inflacionária.
Atualmente, a economia brasileira abranges os três pilares básicos de desenvolvimento econômico de país, sendo eles os setores primário, secundário e terciário. Devido ao seu crescimento e as novas modalidades de comércio adotadas interna e externamente, o país deixou de atuar apenas com a monocultura.
O tripé, que foi base da política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso e também do governo Lula, consiste em três medidas que norteiam a política econômica: câmbio flutuante, metas fiscais e metas de inflação. ... Posteriormente, no governo Michel Temer, o tripé foi retomado, segundo o economista Maurício Oreng.
O modelo de industrialização brasileira baseou-se no chamado tripé: capital estatal, capital privado nacional e capital privado internacional. Ao primeiro caberia o setor de infra-estrutura e as indústrias intermediárias (de base) – setores que necessitavam de alta escala de capital.