A Psicologia Social é um campo da Psicologia que estuda o comportamento de indivíduos enquanto seres sociais, reflete sobre o modo como se forma nossa concepção de mundo, nossa relação com a linguagem e com a aprendizagem por meio das relações sociais: família, escola e trabalho.
Nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “ Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus.
Cultura, indivíduo e atividade O termo cultura pode ser definido como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instituições em um dado grupo. ... A mente não está no corpo e nem nos instrumentos, mas se revela através das atividades humanas, na cultura.
A "crise da psicologia social" inicia na Europa na década de 1960, quando o modelo cognitivo-experimental começa a ser criticado, e chega ao Brasil na década de 1970, período denominado de "crise da psicologia social" brasileira e, para outros, "crise" de toda a psicologia.
Qual é a perspectiva adotada pela psicologia social brasileira? ... d) Trata-se da perspectiva eminentemente democrática e política, que resulta na teoria da psicologia social sul-americana, que é universal em todos os países da América do Sul.
A psicologia do trabalho estuda a pessoa em seu ambiente ocupacional. Seu conceito está ligado à capacidade produção e a atividades que colaborem para o desenvolvimento. Já a psicologia organizacional estuda a empresa em seus diferentes aspectos, integrando pessoas e recursos, os quais possibilitam seu funcionamento.
Sejam relações sociais, afetivas ou até mesmo de trabalho, o que a ser observado é que o papel da psicologia é prestar suporte, para as pessoas envolvidas em processos de convívio social servindo de mediadora, caso haja conflitos e de facilitadora para que a cooperação mútua prevaleça.
A psicologia do trabalho surgiu no século 19 e teve três grandes momentos, que foram: a fase industrial, a fase organizacional e a fase organizacional e do trabalho, que é a que nos encontramos atualmente.
O surgimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho começa na metade do século XIX. ... A primeira fase foi entre 1924 a 1970 e era denominada como Psicologia Industrial tendo como intuito aumentar a lucratividade e a produtividade, utilizava de conhecimentos da Psicometria.
Segundo Sampaio (1995), a Psicologia do Trabalho apresenta respectivamente três faces: (1) a Psicologia Industrial; (2) a Psicologia Organizacional e (3) a Psicologia do Trabalho propriamente dita.
A primeira fase da Psicologia Organizacional era conhecida como Psicologia Industrial, uma vez que utilizava métodos de psicometria (utilizando métodos de ciências exatas na Psicologia), a fim de buscar um aumento da produtividade e lucratividade nas indústrias.
De forma geral, a Psicologia Organizacional estuda o bem-estar, o desenvolvimento e a relação entre os funcionários dentro de uma empresa. As informações coletadas são a base para traçar maneiras de alcançar o melhor desempenho da empresa e maximizar as potencialidades dos seus funcionários.
A psicologia organizacional exerce um papel importante nesse sentido, contribuindo para o bem-estar dos funcionários....Quais são as áreas de atuação da psicologia organizacional?
O psicólogo organizacional é um profissional que exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional.
O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
A psicologia no RH atua principalmente para promover a qualidade de vida das pessoas no trabalho. Essa área de conhecimento é responsável por desenvolver ações estratégicas para organizações de todos os portes. O intuito é gerar benefícios que favoreçam o aumento da produtividade e o lucro da empresa.
10 questões que sempre quis fazer a um psicólogo
Um bom psicólogo deve ter uma boa formação acadêmica, experiência relevante na área clínica, fazer análise ou psicoterapia pessoal e supervisão clínica na sua linha terapêutica. Psicólogo, você já pensou em procurar este profissional? Em algum momento da vida, todo indivíduo pode sentir-se sobrecarregado.
As principais abordagens da psicologia
Psicanálise Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. ... Nesse contexto, fazer terapia com um psicanalista permite que o paciente conheça melhor seu inconsciente e compreenda o que vive de maneira mais profunda.