Feudo = é uma porção de terra ou concedida por um senhor a um vassalo em troca de obrigações de fidelidade mútua. Feudalismo = O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis).
Feudalismo foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média. Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV.
Assim, um vassalo é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.
As principais características do feudalismo foram a descentralização política, o modelo econômico baseado na agricultura e a sociedade dividida em estamentos.
As principais características são: economia de mercado, propriedade privada dos meios de produção, lei da oferta e da procura, concorrência, trabalho assalariado, etc.
A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.
O poder local: cada domínio feudal era independente, ou seja, cada feudo era governado pelo seu senhor. Relação entre a nobreza feudal baseadas nos laços de suserania e vassalagem: tornava-se suserano o nobre que doava um feudo a outro; e vassalo, o nobre que recebia o feudo.
O Feudalismo era um sistema político e econômico e, como tal, tinha por principal objetivo organizar a vida social e produtiva na Europa Ocidental depois da Queda do Império Romano do Ocidente.
Portanto, a cultura se baseava na religião. As pinturas representavam histórias bíblicas e a arquitetura era responsável principalmente pela construção de grandes igrejas românicas e góticas, além de castelos. Também se destacaram a música sacra, a literatura, com a poesia medieval, a filosofia e a ciência.
A idade moderna foi marcada pelo surgimento de uma nobreza cortesã que, junto com o clero, detinha diversos privilégios. Culturalmente, há a crescente valorização do racionalismo, e o surgimento de religiões protestantes, como o Luteranismo e o Calvinismo. ...
Resposta. A principal característica da cultura medieval é o teocentrismo, presente em praticamente toda a manifestação cultural da época.
Resposta: A Igreja tornou-se responsável pela cultura essencialmente teocêntrica que marcaria não apenas o feudalismo, mas toda a Idade Média. Explicação: ... Entende-se por cultura teocêntrica uma visão de mundo na qual Deus está no centro do universo e de todas as ações, ocorrências e realizações.
Baseada nos ideais dos filósofos gregos Aristóteles e Platão, a Escolástica marcou a Cultura Medieval, principalmente pelo contato com novas leituras, em especial as obras Arquimedes traduzidas do árabe para o latim. O método escolástico consistia na leitura de textos produzidos por filósofos sobre determinados temas.
Significa disser que essa cultura medieval era fortemente influenciada pela Igreja Católica na Europa, desse modo as pessoas buscavam e encontravam Deus em todas razões e acontecimentos. TEOCENTRISMO, significa Deus no centro.
organização de vida durante a Idade Média. Para sua formação fundiram-se elementos romanos (colonato e clientela) e germânicos (comitatus, beneficium e economia agropastoril).
Devido à expansão do Império, a partir do século I, os romanos mantinham contato pacífico com povos bárbaros, principalmente os germanos. Muitos desses povos migraram para o Império Romano e chegaram a ser utilizados no exército como mercenários. ... No antigo mundo romano nasceram vários reinos bárbaros.
Grosso modo, a Alta Idade Média representa o processo de ruralização da economia e sociedade da Europa. No feudalismo vimos que os aspectos sociais e econômicos se uniram com os culturais e ideológicos. Mas o modo de produção feudal não surgiu do nada. Foi um processo contínuo de ascensão até a decadência.
A Igreja Católica era a instituição mais poderosa da história medieval, dona de inúmeras extensões de terra. Para ela, cada integrante da sociedade tinha uma função específica a cumprir durante estadia na terra. A missão do nobre era proteger militarmente o corpo social, a do clero rezar e a do servo trabalhar.
O clero era formado por membros da Igreja Católica. Dividia-se em: alto clero e baixo clero. O alto clero era constituído por bispos, abades e cônegos. Já o baixo clero era composto por padres e monges.