Dentro da psicologia aplicada existem diferentes vertentes, como a psicologia social. A psicologia social pode ser definida como o estudo da interação dos seres humanos, especialmente em grupos e situações sociais, e ressalta a influência das situações sociais no comportamento humano.
A Psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos. ... A Psicologia, enquanto ciência do comportamento, é um instrumento à disposição do Administrador como apoio nessa busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da Qualidade de Vida.
Qualquer pessoa com um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização) e/ou stricto sensu (mestrado e doutorado) em qualquer área.
Em um curso de Administração, o estudo da Psicologia Organizacional é de extrema importância, uma vez que essa matéria é vital para o auxilio na resolução dos conflitos organizacionais. A Psicologia Organizacional busca entender o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que circulam no ambiente empresarial.
A psicologia pode influenciar e beneficiar o Direito em muitas áreas, pois estuda a personalidade do indivíduo na tentativa de explicar seus atos e assim poderá ser usada no Direito para a explicação e julgamento de criminosos, como por exemplo, assassinos.
Fica demonstrada, então, a nítida importância do costume no legalismo jurídico, bem como o vital papel da sociedade em fragmentar o direito. ... Enquanto o costume é espontâneo e se expressa oralmente, a Lei demanda de um órgão do Estado é expressa na escrita, através de um processo próprio de elaboração arbitrária.
O Psicólogo, serve de guia pelos caminhos tortuosos da vida, ajudando: a lidar com problemas passados para que não mais o assombrem, a enfrentar os problemas da vida com mais firmeza e segurança, e adquirir maior conhecimento sobre si mesmo.
A Psicologia Jurídica emergiu da Psicologia do Testemunho cuja prática, em âmbito internacional, ajudou a consolidar a Psicologia enquanto ciência, dada a necessidade de sua contribuição na comprovação da fidedignidade de testemunhos, principalmente com o surgimento e aplicação dos testes psicológicos, em meados do ...
O psicólogo jurídico pode ajudar a nortear o juiz e os promotores sobre a realidade emocional dos futuros pais, suas reais intenções com a adoção e o preparo desses em desenvolverem a delicada tarefa de educar.
A psicologia organizacional é uma área de atuação da Psicologia voltada para o trabalho em contextos corporativos. ... É papel da psicologia organizacional promover condições de boa convivência e que estimulem a produtividade, fazendo uma mediação entre os interesses empresariais e a qualidade de vida da equipe.
De forma geral, a Psicologia Organizacional estuda o bem-estar, o desenvolvimento e a relação entre os funcionários dentro de uma empresa. As informações coletadas são a base para traçar maneiras de alcançar o melhor desempenho da empresa e maximizar as potencialidades dos seus funcionários.