Depois de congelado ou desidratado o Kefir precisa ser ativado. Se congelado, retire do freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente. Jamais tente acelerar o processo de descongelamento dentro do microondas ou adicionando líquido quente, isso irá matar os grãos de Kefir.
Para descongelar os grãos, retire-os do freezer, deixando-os em temperatura ambiente até amolecer.
Se os grão se aglutinam, significa que essa parte ainda pode ser recuperada em uma nova colônia que quando estiver maior, você pode até mesmo congelar para não correr o risco de ficar sem kefir.
DESCONGELANDO / REATIVANDO SEUS GRÃOS DE KEFIR DE ÁGUA CONGELADOS
Depois de coada a água de kefir deverá ser armazenada em um recipiente devidamente tampado: Em temperature ambiente – 3 a 4 dias. Na geladeira – 2 a 3 semanas. No freezer – até 3 meses.
Para conservar kefir durante alguns dias, até 1 semana, coloque os grãos num recipiente e adicione leite ou água, dependendo do tipo de grão (a medida é 100 ml de leite ou de água com açúcar mascavo para cada 1 colher de sopa de kefir). Tampe com e guarde na geladeira durante o tempo que desejar.
Como armazenar iogurte de kefir, quanto tempo dura? Se for guardado na geladeira em temperaturas entre 4ºC e 7ºC ele irá durar cinco a sete dias sem perder qualidade, desde que não ocorra mudanças na temperatura. Mas poderá estar seguro para comer por até 2 semanas na geladeira, mas verifique antes de comer!
8 formas de multiplicar seus Grãos de Kefir de Água
Você pode consumir os Grãos junto com seu suco, vitamina, iogurte, Smoothie, sorvete ou então com seu Cereal preferido. Gelatina: Faça uma Gelatina comum, deixe esfriar até temperatura ambiente e adicione os Grãos e leve à geladeira até ficar consistente. Puro: Como um lanche entre as refeições ficam muito bem!
POSSO CONSUMIR KEFIR DE ÁGUA? Sim. Tanto os Grãos de Kefir de Água quanto a Bebida Fermentada pelos Grãos, NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Não existe uma quantidade ideal, mas a média de consumo individual diário é de 250 ml (1 copo) de kefir ou um consumo de até um litro por dia.
O líquido deve ser ingerido preferencialmente em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, ou ao deitar, após 60-90 minutos da última refeição. Pode ser tomado em temperatura ambiente ou gelado, mas não deixe na geladeira por mais que um dia, e não misture a sucos de frutas, em função acidez.
Benefícios do kefir
Qual é melhor, afinal? Cada tipo de kefir tem vantagens e desvantagens. O de leite tem mais probióticos, possui nutrientes adicionais, como o cálcio e uma boa quantidade de proteína, além de todos os oito aminoácidos essenciais. Já o de água é mais rápido de ser feito, além de ser muito fácil de consumir.
Preparar o Kefir de Água é super simples. Os grãos são cultivados em água adoçada com açúcar mascavo, de preferência orgânico. As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar, transformando em um conjunto de micro-organismos benéficos, repleto em vitamina, aminoácidos e enzimas.
Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 4 colheres (sopa) para cada litro de leite. Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz. (arrume um lugarzinho no seu armário).
Mas, sim, é possível fazer essa alteração. Para transformar grãos de kefir leite em kefir de água, é simples. ... Basta colocá-los na água diretamente, com um pouco de leite.
Como Fazer Iogurte de Kefir Junte os grãos com o leite dentro do pote já esterilizado, tampe com o pano e o elastico. Leve para fermentar por 24 horas, em um lugar escuro e fechado. Depois é só coar passando por uma peneira não metálica, voltar os grãos para o vidro já limpo e esterilizado.
Você pode encontrar na internet, em fóruns e comunidades, pessoas que doam grãos de Kefir ou até mesmo, em lojas especializadas que fornecem tanto treinamento quanto os próprios grãos de Kefir. Portanto, se você conhece alguém que cultiva o kefir, peça a essa pessoa alguns grãos.
Começar do zero Basta colocar 90% de chá verde ou preto com açúcar e 10% de kombucha em um recipiente, vedá-lo com um tecido fino e limpo e aguardar por 30 dias. Depois desse período, deve surgir uma colônia de bactérias para você usar.
O kefir pode ser tomado diariamente, de acordo com Tamara, sendo o ideal o consumo de 1 copo de 200ml. Pode ser ingerido ao natural, misturado com frutas, no suco ou no shake.
O Kefir pode ser consumido em qualquer horário, desde que seja associado a uma alimentação equilibrada. Alguns especialistas recomendam também que ele seja consumido antes de dormir, pois assim, a absorção dos nutrientes será potencializada.
Mas a afirmação de que se a bebida for consumida após 12h de fermentação, ela “solta” o intestino, se consumida em 24h, regula o intestino ou então se consumida em 48h, prende o intestino, precisa ser analisada.
RECOMENDAÇÃO DE USO: Dissolva 1 sachê em aproximadamente 100 ml de água e agite com auxilio de uma colher até a total homogeneização. Beba imediatamente após o preparo.
Os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e a chegar até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.
A duração da cura aconselhada é de 4 a 6 semanas. Idealmente, os probióticos devem ser tomados ao pequeno-almoço.
Nossa conclusão é que a pesquisa realizada pela Universidade de Milão nos deixa mais “tranquilos” caso esquecermos de tomar os probióticos na noite anterior, antes de dormir. Dessa forma, nós poderemos tomá-los no dia posterior logo pela manhã e ainda sim receberemos os efeitos benéficos das bactérias do bem.
Adultos saudáveis podem adicionar probióticos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde. Mas não precisa exagerar, não é? Inclusive, para quem tem intolerância à lactose, existem produtos feitos de probióticos e sem lactose.
Segundo a nutricionista, a dose recomendada para adultos é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC)/dia/g ou ml de produtos, durante, pelo menos, cinco dias, para que o probiótico exerça algum benefício à saúde: "Embora a dose preconizada seja esta, os efeitos terapêuticos apresentam doses variáveis de 106 ...