Pascal demonstrou grande preocupação com as questões teológicas de sua época, defendia que as ações humanas não são suficientes para a salvação dos indivíduos, para que as pessoas se salvem é necessária a interferência, o auxílio de Deus, a salvação dessa forma se torna mais difícil e não é o resultado direto das ações ...
Segundo Pascal, o homem é um ser miserável, um “nada do ponto de vista do infinito universo, um tudo do ponto de vista do nada, isto é, um meio-termo entre o nada e o tudo”. Ele é incapaz de atingir a verdade, pois a razão humana é constantemente enganada pela imaginação ou outras “potências enganadoras”.
Para Pascal, é impossível ao Homem conhecer a verdade, pois esta exige o conhecimento dos dois extremos. Para Pascal, somente em Deus os dois extremos se unem, convergem, como num círculo. Porém para conhecer Deus, o Homem deve primeiro saber-se nada. Sabendo-se nada, torna-se tudo.
La pascaline
19 de agosto de 1662
Franceses
Blaise Pascal (19/6/1623 – 19/8/1662) - gênio da ciência, matemático, físico, filósofo, pai da computação digital, da probabilidade, da física experimental, da hidráulica, do cálculo integral e diferencial, da geometria projetiva, gênio da literatura universal.
Texas Instruments
Acredita-se que a primeira calculadora da história tenha sido o ábaco, criado pelos chineses no século VI antes de Cristo. O ábaco é composto por fios paralelos e arruelas que deslizam sobre esses fios.
Blaise Pascal
Gottfried Leibniz melhorou a máquina de Pascal criando uma máquina que realizava as 4 operações básicas e era mais veloz. O modelo era semelhante ao da máquina de Pascal (Pascaline), porém, dotada de componentes extras que aceleravam seus cálculos.
O desafio era construir um dispositivo para computar e imprimir um conjunto de tabelas matemáticas. Em 1833, Babbage projetou a sua Máquina Analítica ou Diferencial, semelhante ao computador atual, pois dispunha de programa, memória, unidade de controle e periféricos de entrada e saída.
Charles Babbage
O ábaco foi o primeiro dispositivo criado para realizar operações aritméticas e é considerado o marco inicial da Informática. A palavra COMPUTADOR significa, ao pé da letra, “aquele que exerce a função de computar”.
ARITHMOMETER
Ada
Resposta:A régua de cálculo é a mãe das calculadoras eletrônicas modernas, porque trabalha com logaritmos (até mesmo porque os engenheiros que criaram as calculadoras eletrônicas provavelmente fizeram isso usando réguas de cálculo nas suas funções iniciais).
Apple I
No século XVII, o matemático escocês John Napier foi um dos responsáveis pela invenção da “régua de cálculo”. Trata-se do primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos. Essa invenção foi considerada a mãe das calculadoras modernas.
A régua de cálculo utiliza o mesmo princípio para efetuar multiplicações e divisões (e outras operações), porém, não com escalas lineares, mas com escalas logarítmicas.
William Oughtred
As réguas já estavam em uso no período de 1500 a.C e foram encontradas no Vale do Indo. Pesquisadores realizaram escavações em Mohenjo-Daro e encontraram um objeto dividido em unidades correspondente a 1,32 em (33,5 mm) e marcado com subdivisões decimais com uma precisão incrível, dentro de 0,005 (0,13 mm).
Repara bem que na régua vêem-se uns tracinhos e uns números. Esses números correspondem aos centímetros e cada espaço entre dois números seguidos vale um centímetro. ... Esses tracinhos servem para medir os milímetros e, como nos centímetros, cada espaço entre dois traços seguidos vale um milímetro.
Régua é um instrumento utilizado em geometria, próprio para traçar segmentos de reta e medir distâncias pequenas. Também é incorporada no desenho técnico e na Engenharia. É composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e pode conter uma escala, geralmente centimétrica e milimétrica.
Uma régua de fio ou uma régua retificada pode ser compreendida como sendo um instrumento de alta precisão quando se deseja efetuar a traçagem e medição de planeza de superfícies.
Significado de Régua substantivo feminino Instrumento de madeira, marfim, celulóide, metal etc., de superfície plana e arestas retilíneas, próprio para traçar linhas retas. [Por Extensão] Instrumento utilizado para traçar linhas curvas continuadas.